SELIMP E SVMA unidas para o cumprimento do Programa de Metas 2021-2024

O PDM 2021-2024 busca ampliar os projetos de compostagem

 No dia 17 de janeiro aconteceu a visita ao Pátio de Compostagem de São Mateus, na região da zona leste de São Paulo, localizado na Rua Forte de Araxá, n°409 - Parque São Lourenço, São Paulo - SP, CEP: 08340-170.


Participaram também a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) através da Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM) e a Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA).

 

Na ocasião, os participantes aprenderam um pouco mais sobre o processo de compostagem, que se dá em leiras estáticas, com processo termofílico e aeração natural, seguindo os padrões da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), n° 481 de 3 de outubro de 2017, que estabelece critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos.


Nesta visita, além da relação intersecretarial que foi integrada, consolidada e expandida, pudemos também trocar experiências para o aumento da eficiência na operação, uma vez que o Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, é referência nacional e internacional e consiste em oferecer tratamento ambientalmente correto para os resíduos orgânicos de feiras livres da capital.

 

Nosso objetivo com a visita é atender ao Programa de Metas 2021-2024 que traz também em sua meta 69 "ampliar os projetos de compostagem" e está de acordo com o art 69A da Lei Orgânica do município que define:

Art. 69-A. O Prefeito, eleito ou reeleito, apresentará o Programa de Metas de sua gestão, até noventa dias após sua posse, que conterá as prioridades: as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal, Subprefeituras e Distritos da cidade, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da lei do Plano Diretor Estratégico.


A expansão dos projetos de compostagem diminui os resíduos enviados aos aterros sanitários, aumentando sua vida útil e proporcionando economia aos cofres públicos, evitando o pagamento para disposição dos mesmos; redução da emissão de gases de efeito estufa (uma vez que esses resíduos não são transportados aos aterros) e promove a Educação Ambiental, já que, disseminando a consciência sobre a prática da compostagem, expandimos também a sustentabilidade da nossa existência.


Esta ação reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover uma cidade mais limpa e sustentável para todos, além de corroborar a transparência no cumprimento do Programa de Metas apresentado à população.