SELIMP e SMDET unem esforços para promover a logística reversa de vidros

Seguindo os critérios estabelecidos no Decreto Nº 11.300, de 21 de dezembro de 2022

 A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Trabalho (SMDET), através da cooperativa Rainha da Reciclagem, uniram esforços para promover a logística reversa de vidros na capital.

O Decreto N° 11.300, de 21 de dezembro de 2022 (que regulamenta a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e institui o sistema de logística reversa de embalagens de vidro), traz diretrizes voltadas para a logística reversa de embalagens de vidro também por meio de ações de educação ambiental e parcerias com instituições atuantes no segmento.

Com o sucesso da ação “Recicle e Marque Um Golaço” em outubro de 2023, durante o calendário de jogos de futebol de 2024, haverá coletas regulares durante os eventos.

Neste sábado (20), durante o jogo entre São Paulo e Santo André, pelo campeonato paulista, foram instalados pontos estratégicos de coleta nos seguintes endereços:

  • Ponto da PM: Avenida Giovanni Gronchi, n°124 - Morumbi, São Paulo - SP, 05653-070
  • Ponto Torcida Independente: Avenida Jules Rimet, n°300 - Jardim Leonor, São Paulo - SP, 05653-050
  • Ponto do Estacionamento em frente ao Clube Social: Avenida Jules Rimet, n°487 - Morumbi, São Paulo - SP, 05653-050
  • Posto Ipiranga - Rua Jeriquara, n°109 - Vila Inah, São Paulo - SP, 05620-070

O objetivo foi abranger os torcedores no trajeto de ida e volta ao estádio, além de disponibilizar pontos de coleta para quem estivesse na região.

 

As garrafas de vidro coletadas foram trituradas no momento da entrega por uma trituradora específica para o material e, posteriormente, reinseridos na cadeia produtiva de vidro, visando aumentar sua reciclagem, reduzindo gastos públicos com limpeza urbana, redução da pegada de carbono e consumo de energia (tendo em vista que o vidro é 100% reciclável, reduz a extração de matéria prima para produção de novos vidros), aumentando a geração de renda nas cooperativas, além do combate à falsificação de bebidas alcoólicas.


O jogo teve início às 20h e a coleta ocorreu das 16h até as 23h30, cobrindo o período antes, durante e após o jogo e, nesta ação, foram coletadas 1,03 toneladas de vidro, além de 170kg de outros materiais recicláveis, apesar da chuva.

Esse resultado abre portas para a possibilidade de expansão desta ação para outros eventos, unindo diversos setores que visam a destinação correta de resíduos, além de reforçar o compromisso da Prefeitura de São Paulo em estar cada vez mais alinhada com iniciativas que promovam uma cidade mais limpa e sustentável para todos.