SELIMP participa do Dia Mundial da Limpeza

SELIMP recolhe mais de 33 mil quilos de resíduos em programação especial para o Dia Mundial da Limpeza.

O Dia Mundial da Limpeza aconteceu no sábado, dia 16 de setembro de 2023, com o objetivo de conectar e mobilizar a sociedade civil, promovendo a limpeza conjunta com o poder público de áreas urbanas, visando alcançar a conscientização para o descarte correto e redução dos resíduos sólidos ao redor do planeta.

 

 

A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), por sua vez, marcou presença nesta jornada por um mundo mais sustentável e limpo, com uma programação especial reunindo atividades variadas que incluíram desde plantio de mudas até revitalização e grafitagem de muros que antes eram locais de descarte irregular.

 

 

No sábado (16) a programação do Dia Mundial da Limpeza contou com eventos simultâneos: limpeza na Praça do Jardim Japão, Revitaliza SP em seis pontos espalhados pela cidade, reforço da Operação Cata-Bagulho, mutirão de serviços (que contou com a limpeza de córrego, instalação de papeleiras, tendas de conscientização ambiental, plantio de mudas em conjunto com a Subprefeitura de Ermelino Matarazzo e construção de canteiros).

Ainda no sábado, ocorreu uma ação na Represa de Guarapiranga, onde autoridades ambientais e públicas estiveram presentes junto aos voluntários, instituições envolvidas e parceiros do projeto “Just do It” e Instituto Limpa Brasil. As ações realizadas neste último local envolveram oficinas de reciclagem, escoteiros, doação de mudas, canoagem, gincanas, entre outras atividades.

Com as ações do Revitaliza SP e programação especial do Cata-Bagulho, a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) garantiu a mobilização de mais de 200 pessoas e a coleta de mais de 33 mil quilos de materiais inservíveis por toda a Cidade de São Paulo, alcançando uma marca notável e resultados positivos durante sua primeira participação no Dia Mundial da Limpeza, já que as ações serviram para impedir que essa quantidade de lixo fosse descartada de forma irregular.

 

É importante ressaltar que todas as ações foram monitoradas e os dados coletados (incluindo número de itens recolhidos durante as ações) foram computados e repassados para o Ministério do Meio Ambiente através do Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, desenvolvido em 2019, com o objetivo de desenvolver uma base de dados confiável sobre o lixo.

O formulário incentiva a separação e classificação dos resíduos e deve ser preenchido ao fim das ações para que posteriormente os dados sejam repassados na Plataforma de Cadastro. As informações adquiridas pelo Ministério do Meio Ambiente também servem como base para elaboração das Políticas Públicas Ambientais, ou seja, as diretrizes e princípios norteadores da ação do poder público em relação ao Meio Ambiente.

Através de suas iniciativas, a SELIMP busca envolver os munícipes nessa relação sustentável com o meio-ambiente para garantir um futuro melhor para todos.