Concentração de voluntários na Av. Paulista, no próximo domingo (23)

Ato Convocatório do Brasil para o Dia Mundial da Limpeza mobiliza voluntários na Avenida Paulista, em São Paulo

No dia 23 de julho, a partir das 9h, será realizado o Ato Convocatório do Brasil para o Dia Mundial da Limpeza, que acontece em 16 de setembro, e será um evento que visa convocar a sociedade brasileira para participar da maior ação global de cidadania do planeta, o World Cleanup Day. A concentração acontecerá em frente ao Masp, na Avenida Paulista.

O evento tem como objetivo conscientizar e engajar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da responsabilidade coletiva na manutenção de espaços públicos limpos. Durante a ação, os voluntários terão a oportunidade de contribuir ativamente na limpeza da região, demonstrando seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.


CLIQUE NA IMAGEM PARA SE INSCREVER!


A mobilização terá duração de 3 horas, das 9h às 12h, e espera-se a participação de aproximadamente 300 pessoas. Todo o material necessário para a atividade será fornecido aos voluntários no local.

"O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade única de unir esforços em prol de um objetivo comum: tornar nosso planeta mais limpo e saudável. É uma data que nos lembra da importância de cuidar do meio ambiente e do impacto positivo que cada um de nós pode ter por meio de ações simples, como recolher o lixo descartado de forma inadequada. Juntos, podemos fazer a diferença e criar um futuro mais sustentável para as gerações futuras." - Edilainne Pereira, Diretora Executiva do Instituto Limpa Brasil.
 

Confira o cronograma de atividades ao longo do dia:

9h - Concentração dos voluntários;
9h15 - Abertura Oficial da mobilização do Brasil - Ato simbólico de coleta de resíduo reciclável descartado de forma inadequada nas ruas e entregue a uma catadora de material reciclável para geração de renda e inclusão social;
9h30 - Abraço simbólico AV Paulista;
10h - Divisão dos grupos e Início do Mutirão de Limpeza;
10h40 - Concentração dos resíduos para gravimetria e pesagem;
12h - Encerramento das atividades.


O evento conta com o apoio de diversas instituições e entidades, entre elas Subprefeitura da Sé, Sabesp, FIC (Fundação Internacional de Comunicação, Graça em Ação, Sustentare, FMU, Fiam Faam, NEMA, Escoteiros do Brasil, Gooders, e Escoteiros do Brasil.

Os voluntários que participarem do Ato Convocatório do Brasil para o Dia Mundial da Limpeza receberão um certificado de participação, válido como 20 horas complementares.

 

Sobre o Dia Mundial da Limpeza: O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa global que busca conscientizar a população sobre a importância da limpeza e preservação do meio ambiente. Realizado em mais de 180 países, o evento tem como objetivo promover ações de limpeza e mobilizar voluntários em todo o mundo.

Sobre o Instituto Limpa Brasil: Fundado em 2010 pela empresa Atitude Brasil, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão: Promover educação e mobilização pública, de forma democrática e inclusiva, para erradicar o descarte inadequado dos resíduos restaurando o meio ambiente, construindo uma cultura de reciclagem, consumo consciente, produções responsáveis, economia circular, gerando renda para catadores de materiais recicláveis. A ONG realiza Programas e Projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.

As ações contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável cumprindo com metas da Governança Sustentável. O Instituto Limpa Brasil é o representante oficial no Brasil do ‘Let´s do It!’ maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos que já atraiu mais de 90 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 191 países. No Brasil, já impactou mais de 1 milhão de pessoas em mais de 1.200 municípios e espera realizar muito mais na próxima edição do ‘World Cleanup Day’, que será realizado em 16 de setembro.