SELIMP recebe delegação ambiental em Pátio de Compostagem

Relação intersecretarial visa o alinhamento de ações de Educação Ambiental

A cidade de São Paulo opera o programa “Feiras e Jardins Sustentáveis”, que conta com cinco pátios de compostagem, localizados nas regiões da Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Mateus, e é referência nacional quando o assunto é compostagem.

Os pátios de compostagem têm capacidade de recebimento de até 15 mil toneladas de resíduos por ano e processamento de até 3 mil toneladas de composto, no mesmo período.

O projeto gera ganhos econômicos e ambientais significativos para o município: além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, propicia a diminuição das emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente, além de economia nos custos de operação – uma vez que evita o deslocamento de caminhões que levariam este material para aterros.

O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, além de também ser distribuído gratuitamente a munícipes, agricultores familiares e projetos sociais desenvolvidos por ONG´s, gerando assim, um benefício social.



Desta forma, o projeto engloba os três âmbitos da sustentabilidade: Ambiental, Social e Governança, além do âmbito Econômico.

A UMAPAZ – Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, enquanto órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo, promove, assegura e fomenta a Educação Ambiental da cidade de São Paulo, oferece atividades e cursos incentivadores de participação social na melhoria ambiental e na cultura de paz, por meio da educação ambiental, conscientizadora dos cuidados com os recursos naturais e o equilíbrio necessário para uma convivência harmônica entre sociedade e meio ambiente. Os cursos tratam de temáticas e assuntos variados, norteados pela metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável.

A Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) desenvolve atividades e projetos socioambientais e incentiva a participação popular. Trabalha de forma articulada às políticas públicas para disseminar práticas sustentáveis em espaços públicos e atua junto a instâncias públicas ou privadas em projetos de educação ambiental, permeando sistematicamente todo território da cidade, dispersando sementes capazes de germinar projetos sustentáveis.

Pensando na relação intersecretarial, no dia 29/06/2023, recebemos a delegação da divisão da DDPEA do UMAPAZ no pátio de compostagem da Mooca, no intuito de alinharmos nossas ações de Educação Ambiental, além de desenvolvermos algumas outras, focadas em regiões onde a cidade mais precisa.

 

Sobre o Pátio de compostagem da Mooca

Em novembro de 2018 ocorreu a abertura primeiro pátio de compostagem na Zona Leste – o terceiro da cidade. O terreno com 4.539 m² conta com nove leiras (canteiros), que recebem semanalmente cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), vindos das 44 feiras livres dos bairros: Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.

 

Processo de compostagem

Na prática, o projeto se inicia nas feiras, com a participação das equipes de educação ambiental das empresas de varrição, que orientam os feirantes a participarem do projeto e deixarem os restos de frutas, legumes e verduras (o FLV) que iriam para aterros, dispostos em sacos da Prefeitura.

Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e encaminham para os pátios de compostagem da cidade.

No pátio, esses resíduos são misturados com restos de poda de árvore picada (provenientes do serviço público de poda do município), que tem por objetivo permitir a passagem de ar no interior da mistura, criando um ambiente adequado para microrganismos trabalharem na fabricação do composto.



Na sequência, esta mistura é colocada em leiras (estruturas montadas com as palhas utilizadas no transporte do FLV, que também são chamadas de “canteiros”), de 2 metros de comprimento por 2 metros de largura (2x20m) que ficam estáticas.
As leiras são alimentadas uma vez por semana e entram em descanso. Após 30 dias, é feita uma homogeneização do material contido nela, e entram em descanso novamente por mais 30 dias, e assim, sucessivamente.

Ao final de 4 ciclos (120 dias), o material é retirado, peneirado e está pronto para ser distribuído.

O método de compostagem é o termofílico (através de temperatura) com aeração natural, e foi criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo). Além de demandar pouco investimento em infraestrutura e mão de obra, também não causa odor.

 


Plantio de Mudas

Além disso, também foi realizado o plantio de 20 mudas de exemplares arbóreos fornecidos pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), das espécies Alecrim-de-campinas (Holocalyx balansae), Sabão-de-soldado (Sapindus saponária) e Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron), visando conforto térmico e melhora da qualidade do ar na região do entorno.

 


Utilização do Composto Gerado nos pátios durante o plantio

Durante o plantio, o composto gerado nos pátios já foi utilizado para adubar as novas mudas que recebemos.


Endereços dos Pátios de Compostagem

Lapa: Avenida José Maria de Faria, n° 487.
Sé: Avenida do Estado, n° 3.330.
Mooca: Rua Cirino de Abreu, n° 456.
São Mateus: Rua Forte de Araxá, n° 409.
Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta - próximo ao nº 111.


Horário de Funcionamento e Visita

Os Pátios de Compostagem funcionam de terça a domingo, das 06:00 às 22:00 horas, seguindo o calendário de funcionamento das feiras?livres e são abertos ao público em geral.
Caso haja interesse para retirada de grande quantidade composto orgânico, entrar em contato pelo e-mail: compostagem@smsub.prefeitura.sp.gov.br
Para visitas monitoradas, favor solicitar agendamento no e-mail: educacaoambiental@smsub.prefeitura.sp.gov.br