SELIMP realiza ações de educação ambiental na semana do Meio Ambiente 2023

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho.

Essa data foi escolhida por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, que ocorreu entre os dias 5 a 16 de junho de 1972, sediada em Estocolmo, na Suécia e reuniu 113 países. Foi um marco histórico por ser tratar do primeiro grande encontro internacional com representantes de diversas nações para discutir os problemas ambientais.

A partir desde ano, as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente passaram também a levar atividades para diferentes países anfitriões, selecionados para liderar as discussões a cada ano.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma celebração anual que foi iniciada em 1974. O objetivo principal do dia é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

No Brasil, a data está prevista no o Art 13-A da Lei Nº9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental (#PNEA) e dá outras providências, e diz: “a Campanha Junho Verde, a ser celebrada anualmente como parte das atividades da educação ambiental não formal.”

Esta mesma lei define em seu Art. 2º que: ”A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.” O Art 13 desta mesma lei traz: “Entendem-se por educação ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.” A conscientização da sociedade civil é além de um dever nosso, parte do processo de #sustentabilidade, e está diretamente alinhado com o #ODS 4 “Educação de Qualidade” que tem como objetivo: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

 

Na semana do Meio Ambiente da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), os Consórcios responsáveis pelos serviços indivisíveis de limpeza urbana da cidade de São Paulo, realizaram ações como: Cursos, Palestras, Caminhadas Sustentáveis, Visitas monitoradas nos Ecopontos, Revitalização com crianças de pontos viciados em descarte irregular, Tendas de Conscientização e entrega de composto orgânico e mudas de plantas, plantio de mudas