Equipes de zeladoria recolhem 60 toneladas de resíduos durante a Parada LGBT+ 2023

Uma hora depois de terminada a Parada, as ruas já estavam limpas.

Considerada a maior Parada LGBT+ do mundo, o evento que marca a luta pela diversidade no planeta, levou milhares de pessoas à Avenida Paulista, palco desde 1997 da marcha. Dezenove trios elétricos fizeram a festa e milhares de pessoas de diferentes partes do mundo, participam da celebração. Em 2006, a Parada de São Paulo entrou para o Guinness Book of World Records com o recorde de público. Além de celebrar a diversidade, a Parada impulsiona o comércio e contribui para a economia da cidade. Em 2022, o evento movimentou R$ 764 milhões, sendo que 40% do público era composto por pessoas de fora do estado, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo.

 

Para devolver a cidade limpa depois de um encontro dessa magnitude, a Secretaria Executiva de Limpeza (SELIMP), órgão vinculado à Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), mobilizou 660 agentes ao longo do percurso da Parada LGBT+, resultando no recolhimento de 60 toneladas de detritos das vias. Na lavagem das ruas, foram usados 240 mil litros de água de reuso, além de desinfetante. Sessenta e um veículos atuaram na Avenida Paulista e entorno.

A SMSUB desempenha um papel fundamental para garantir o equilíbrio entre aqueles que desejam se divertir e os moradores da cidade. Enquanto os trios passam e as pessoas se deslocam pela cidade, as equipes de limpeza coletam o lixo, lavam as vias e devolvem a cidade totalmente organizada para a população. As equipes levaram cerca de uma hora, após o término do evento, para entregar a cidade limpa.

A quantidade de lixo retirada das vias corresponde ao dobro do ano passado, que foi de 32,5 toneladas. O número de agentes de limpeza também foi ampliado, passando de 356 no ano passado para 660 pessoas neste ano. Com esse trabalho simultâneo ao evento, a SMSUB garantiu uma cidade limpa e organizada para os participantes e entregou a cidade limpa para a população, sem deixar sinais de que o megaevento havia ocorrido, logo após o término do evento.