Na Capital Paulista, 80 novos trechos em recape foram iniciados somente no mês de maio

Desde o início do programa, em junho de 2022, foram utilizadas mais de 180 toneladas de material reciclado nos serviços. São 82 trechos em andamentos e 181 já finalizados.

Somente no mês de maio, a Prefeitura de São Paulo deu início à execução de 80 novos trechos dentro do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária. De Norte a Sul, o recape está em todas as regiões da cidade. Somente no mês de maio deste ano, o programa contemplou 80 novos trechos, correspondente a quase 1,8 milhão de metros quadrados novos, chegando a 6,6 milhões de metros quadrados no total, entre finalizados e em execução. Em quilômetros, é a mesma distância da Cidade de São Paulo até a Bolívia, por exemplo, ou a Argentina.

Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Desde junho de 2022, mais de 180 mil toneladas de material reciclado foram utilizados no serviço. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.



A recuperação da via é feita com o uso de tecnologia de ponta, correção dos danos estruturais e material resistente à fadiga provocada pelo tempo e pelo tráfego intenso. Os trechos recebem asfalto de alta qualidade e pensado sob os princípios da economia sustentável. São 82 trechos em andamento e totalizam uma área de cerca de 2 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, início do programa, o recape finalizou 181 trechos, que correspondem a mais de 4,4 milhões de metros quadrados. No total, já são 6,6 milhões de metros quadrados.

As vias finalizadas e em execução podem ser conferidas em tempo real, na página inicial do site da SMSUB, ou clicando na imagem:
 

 

 

O Programa


As intervenções corrigem os danos estruturais e recuperam as vias com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso numa das maiores cidades do Mundo, e usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

O serviço acontece, preferencialmente, depois das 23 horas, para não prejudicar a mobilidade. A Secretaria Municipal das Subprefeituras realiza em campo um controle rigoroso das ações, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincas, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).
Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.