Projeto FLOReCIDADE transforma paisagens de São Paulo

Trabalho de paisagismo é feito em avenidas de grande movimentação da capital

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, está revitalizando canteiros, pequenos parques, praças e calçadas, com o projeto FLOReCIDADE. O programa teve início em junho de 2019 e já completou mais de 240 mil m² de jardins executados. As obras, que contam com novos gramados, arbustos e flores, são realizadas, principalmente, em vias com grande circulação de pessoas.

Atualmente, a revitalização está sendo executada na Av. Salim Farah Maluf, na Zona Leste, e em alguns trechos já foram concluídos. No total, a previsão é de que 73 mil m² recebam o paisagismo, em uma área compreendida entre a Marginal Tietê e a Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello.

O FLOReCIDADE também contempla as calçadas próximas aos trechos que receberam a jardinagem. Até agora, foram 16 mil m² de calçadas reformadas.

De acordo com a Caroline Rodrigues, responsável pelo projeto de paisagismo, a ação é de extrema importância para a cidade, pois tem como objetivo implementar aspectos da natureza em grandes centros urbanos.

“O paisagismo urbano tem como foco a organização e a funcionalidade da cidade. E, ao mesmo tempo, integra ambientes naturais com projetos executados pelo homem que podem cumprir, além funções ornamentais dos espaços, sociais, econômicas e ambientais”, explica a especialista.

Para Caroline, os benefícios vão além do visual da cidade. “Um paisagismo planejado e executado por técnicas bem realizadas de jardinagem interfere sensivelmente também na qualidade e expectativa de vida, já que atenua o índice de poluição do ar”, completa.