Secretaria das Subprefeituras concorre em premiação de gestão municipal com Programa ‘Tô Legal’

Prefeitura de São Paulo realiza edição do Premia Sampa com mais de 100 projetos inovadores da administração pública

Valorizar soluções inovadoras para a gestão da cidade de São Paulo. É com esse objetivo que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e Secretaria de Gestão, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e Prodam, criou o Premia Sampa.

A iniciativa reúne cinco categorias de atuação: Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas e inovação Aberta. Neste ano, foram inscritos 112 projetos.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras concorre na categoria Larga Escala, com o programa Tô Legal, que regulariza a atuação do comércio de rua por meio de autorizações temporárias. Lançado em julho de 2019, visa incentivar o empreendedorismo, trabalho e geração de renda por meio de um sistema totalmente informatizado, que elimina a burocracia e facilita a vida do trabalhador.

“O sistema veio para trazer dignidade ao comerciante que atua nas ruas, democratizando e facilitando as emissões a esses trabalhadores”, explica Radyr Llamas Papini, chefe de gabinete da Secretaria das Subprefeituras.

Até o mês de março, quando as atividades do Tô Legal foram suspensas por conta da pandemia do coronavírus, com base no decreto 59.298, e na portaria 025/SMSUB/2020, a SMSUB havia emitido 12.901 autorizações para o comércio nas vias da cidade, além de 279.878 visitas ao site do programa. Neste período, não estão sendo emitidos novos documentos e os que estão vigentes são cancelados para evitar aglomeração nas ruas.

Os projetos na categoria Larga Escala articulam ações com outras secretarias, consideram as agendas de políticas públicas atuais e o alcance dentro do Programa de Metas. Também são considerados os critérios de recursos investidos, número de servidores envolvidos e abrangência territorial.

Concorrendo junto a outros dez projetos, chega entre os sete finalistas da categoria. Também participam da etapa os seguintes projetos: 2º Plano de Ação em Governo Aberto da Cidade de São Paulo, da Secretaria de Governo Municipal; Avaliação de Desempenho Online, da Secretaria Municipal de Gestão; Sondagem: uma plataforma para o acompanhamento das aprendizagens, da Secretaria Municipal de Educação; Transformação digital de Serviços públicos na Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia; Transporte de Servidores por Aplicativo de Celular, da Secretaria Municipal de Gestão.

Por conta do período de pandemia e protocolos de distanciamento social, a cerimônia deste ano ocorrerá de forma online, no dia 30 de junho. às 17 horas.

Sobre o Premia Sampa

O Premia Sampa é uma ação das secretarias municipais de Gestão e Inovação e Tecnologia, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e da Prodam.

A iniciativa destaca-se como oportunidade de valorização dos servidores públicos municipais e consolidação da cultura da inovação na Prefeitura de São Paulo.

Tem como objetivo criar condições concretas para que o poder público desenvolva soluções intelgientes focadas na construção de uma cidade cada vez mais humana.

As primeiras edições aconteceram em 2007 e 2008, com destaque a projetos relacionados a temas como resíduos sólidos, moradia coletiva, pontos de leitura e uso da cor na urbanização de comunidades carentes, entre outros. Foi relançado em 2018,