Mas a digitalização inclui diversos setores e serviços da prefeitura, como adoção e castração de pets e solicitação do aluguel social — este inclui modificar o titular ativo e reativar ou desbloquear o benefício, por exemplo. 

"A cidade de São Paulo é pioneira na digitalização dos serviços e?está caminhando para alcançar?maturidade digital. A marca alcançada reforça o engajamento da Prefeitura, por meio de suas secretarias, em otimizar os serviços oferecidos para a população", ressalta o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 

A digitalização é um trabalho contínuo da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP/SMIT), que, entre 2018 e 2019, economizou mais de R$ 8,4 milhões para a população, que não precisou se deslocar a repartições para solicitar serviços. 

Considerada a meta de digitalização para 2020, a SMIT também está na dianteira, tendo ultrapassado o objetivo de chegar a 90 serviços digitais até junho. Além disso, 10 órgãos da Prefeitura já possuem suas cartas de serviços totalmente atualizadas e disponíveis no Portal SP156.  

“E a tendência é um crescimento acelerado desse tipo de acesso aos serviços. A cultura do atendimento digital foi sendo incorporada à gestão pública. Você economiza tempo e reduz gastos para o cidadão e para a Prefeitura, além de aumentar os níveis de transparência e de satisfação”, diz Jorge Gustavo Pinna Rodrigues, atual responsável pela Coordenadoria. 

O processo de digitalização de um serviço público pode levar de um a seis meses, de acordo com a complexidade e a quantidade de solicitações aguardada. Durante a pandemia, considerado o período de 23 de março a 26 de maio, foram recebidas 155.458 solicitações de serviços em canais digitais do SP156 (site e aplicativo). No período anterior, de janeiro a março, as solicitações em meios digitais (site e aplicativo) somaram 107.192 solicitações. A média mensal passou de 54 mil para 78 mil solicitações.