Rua em Artur Alvim terá mudanças para ficar mais segura para os pedestres

Projeto Conviver Sub Penha promove ações na Rua Doutor Campos Moura, no dia 17 de agosto

Da Subprefeitura Penha:

A Rua Dr. Campos Moura, onde fica a estação de Metrô Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo, receberá uma intervenção temporária a partir do dia 17 de agosto, entre as ruas Maria Eugênia Celso e Peixoto Werneck. A ação da Prefeitura de São Paulo - que terá duração de dois meses - faz parte do Conviver Sub Penha, projeto de transformação do espaço público que busca tornar a rua mais bonita e segura para todos os usuários.

Com as mudanças, que serão implementadas com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o espaço hoje ocupado por veículos que ficam estacionados durante todo o dia dará lugar a extensões de calçada e mais oportunidades de travessia segura. Também haverá a revitalização da viela e redesenho de cruzamentos - em um deles, carros parados darão lugar para pessoas com a criação de uma praça. Serão definidas áreas de embarque e desembarque e criadas vagas de carga e descarga, além de vagas especiais para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Haverá, ainda, alteração de sentido do tráfego nas ruas Peixoto Werneck e Dr. Motta Rezende.

“O entorno do metrô Artur Alvim é uma área bastante complexa no sentido de conciliar os diferentes participantes do espaço público. Essas intervenções ajudam a reforçar o caráter comercial e de conexão entre ônibus e metrô da Dr. Campos Moura”, afirma o subprefeito da Penha, Thiago Della Volpi.

O projeto começou a ser desenhado em maio pela Subprefeitura da Penha e contou com a participação da população local. Foram realizados três encontros para ouvir as sugestões de quem mora e trabalha na região e apresentar as propostas de melhoria, seguidos de três Sextas sem Carros, no mês de julho, nos dias 12, 19 e 26. Após o fim da intervenção temporária, haverá uma avaliação de todas as ações testadas para que seja definido o que será implantado permanentemente.

O Conviver Sub Penha surgiu depois que a proposta da Subprefeitura da região foi selecionada em uma chamada aberta que envolveu as 32 Subprefeituras da capital paulista. Em setembro de 2018, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS) e a Secretaria Municipal de Subprefeituras começaram a trabalhar na ideia de implementar uma transformação do espaço público em uma localidade.

Para a escolha do projeto foram levados em conta aspectos como a grande quantidade de pessoas e a existência de espaços públicos subutilizados, com potencial de mudança. Estudo realizado pela ONG Cidade Ativa na região contabilizou um fluxo médio de 3.308 pessoas/hora circulando em um dos trechos da Dr. Campos Moura durante horário de pico em um dia da semana.

“A intervenção está alinhada com uma visão de cidade que inverte a lógica predominante que coloca o carro em primeiro lugar ao redistribuir o espaço de forma equilibrada entre todos os
usuários da rua. Em uma cidade onde dois terços dos deslocamentos são feitos à pé e de transporte coletivo, é necessário repensar o desenho da rua para torná-la mais equilibrada e, consequentemente, mais eficiente”, afirma Hannah Machado, coordenadora de desenho urbano e mobilidade da Iniciativa Bloomberg.

“Projetos como este têm sido implementados em todo o mundo, seja em Nova York ou Fortaleza”, conta a diretora da NACTO-GDCI, Skye Duncan. "O Conviver Sub Penha concretiza uma visão de cidade que tem como objetivo principal melhorar a vida de sua população. Ao tratarmos as ruas como espaços públicos que integram funções e usos variados, liberamos um potencial para que esses lugares se tornem mais seguros, acessíveis e economicamente sustentáveis."

Vida Segura

O Conviver Sub Penha conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS), Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI) e Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). As ações fazem parte do Programa de Metas da Prefeitura para o biênio 2019-2020, por meio do Vida Segura, do Plano de Segurança Viária 2019-2028. O plano é baseado no conceito Visão Zero e Sistemas Seguros, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito.

Sobre a Subprefeitura Penha


Uma das subprefeituras mais antigas da cidade, que atende cerca de 500 mil habitantes (segundo o Censo 2010) e abrange os distritos de Artur Alvim, Cangaíba, Penha e Vila Matilde. No último ano, a Sub Penha tem priorizado a revitalização de espaços públicos para melhor utilização de toda a população. Além de estreitar o contato entre a administração municipal e os munícipes com ações como o “Gabinete Transparente” e o “Sub Penha Esclarece”.

Sobre a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito

Capitaneada pela Bloomberg Philanthropies, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito atua desde 2015 em São Paulo no apoio a políticas de segurança viária baseadas em evidência, com o objetivo de reduzir lesões e mortes no trânsito. Além da capital paulista, a Iniciativa também está presente em outras nove cidades ao redor do mundo: Fortaleza (CE), Bogotá (Colômbia), Acra (Gana); Adis Abeba (Etiópia), Bandung (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Mumbai (Índia) e Xangai (China).

Sobre a NACTO-GDCI


A Associação Nacional de Gestores de Transporte Urbano - Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI, da sigla em inglês National Association of City Transportation Officials - Global Designing Cities Initiative) é uma associação sem fins lucrativos com sede em Nova York comprometida em elevar a prática do desenho de ruas e transportes ao redor do mundo, construindo uma visão comum, compartilhando dados e encorajando a mentoria e a comunicação regular entre parceiros.

Sobre o ITDP

Fundado em 1985, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, poluição atmosférica, ocorrências de trânsito e a desigualdade social.

Serviço

Inauguração intervenção temporária

Data: 17 de agosto – a partir das 10h

Local: Rua Dr. Campos Moura entre as ruas Maria Eugênia Celso e Peixoto Werneck, em Artur Alvim.