Parceria entre Subprefeitura e Sesc oferece oficina de grafite em muros de viela revitalizada do Ipiranga

Após revitalização, passagem entre duas ruas da região deve ganhar nome oficial e entrar para o mapa da cidade

Da Secretaria Especial de Comunicação:

Abandonada durante anos, uma rua sem nome que é utilizada como passagem entre as ruas Lino Coutinho e Brigadeiro Jordão ganhou novo visual e utilidade junto à comunidade do Ipiranga.

Depois de promover o restauro com capinagem, pintura de guias, poda de árvores e restauro das jardineiras, a Subprefeitura do Ipiranga fechou parceria com o Sesc para a promoção de oficinas de grafite nas paredes do beco.

“A ideia de revitalizar esse beco é antiga. Estava sem uso e com perigo de se tornar um ponto de descarte. Convidamos o Sesc e eles entraram com a estrutura para a oficina de grafite”, contou Caio Luz, subprefeito do Ipiranga.

As ações já começaram e o local, antes ermo nas madrugadas, sujo e inóspito durante o dia, ficou com aparência convidativa.

Na prática, também ganham os artistas e grafiteiros iniciantes, que têm a oportunidade de aprender e treinar nos muros da passagem.

“Se preocupar em ajudar a cidade. A gente oferece espaço para os jovens manifestarem a sua arte e também incentiva a população a visitar o local, quanto mais visitação mais bem cuidado o espaço acaba ficando”, comentou Bruno Covas, em visita à abertura da oficina. “Hoje em dia, a grafitagem como outras manifestações de arte urbana são a cara da cidade de São Paulo”, concluiu o prefeito.

O artista Rappin Hood, morador do bairro Vila Arapua, que pertence à Subprefeitura do Ipiranga, também estava no local. “Foi quase uma coincidência, já que ele, como morador da região, veio conhecer a subprefeitura e, quando ficou sabendo da ação com o grafite, se prestou a comparecer e prestigiar a primeira oficina”, conta o subprefeito.

Ciclo Lilás

O beco restaurado também vai ser o ponto de partida, neste sábado (10), da Caminhada da Mulher, que vai encerrar o chamado Ciclo Lilás. “O ônibus lilás, da Secretaria de Direitos Humanos, veio para a nossa região no dia 30 de julho e vai ficar até o dia 10, quando acontece o Mutirão nos Bairros”, explicou Caio Luz.

“Durante esse período em que o ônibus lilás esteve aqui, nós criamos este ciclo, com uma atividade por dia, voltada à mulher. Tivemos palestra sobre feminicídio, jogo de vôlei, sarau só com escritoras no mercado municipal do Ipiranga e muitas outras atividades”, acrescentou o subprefeito. “A caminhada da mulher começa do beco revitalizado e vai até o ponto onde acontece o Mutirão nos Bairros, na rua dos Patriotas, nos portões de acesso ao Parque da Independência”, finalizou.