Mutirão nos Bairros realiza mais de 2 mil atendimentos no Ipiranga

Foram executadas ações de zeladoria na região e oferecidos serviços de diversas áreas para a população

Da Secretaria Especial de Comunicação:

O bairro do Ipiranga, Zona Sul, recebeu neste sábado (10) a 19ª edição do Mutirão nos Bairros. A ação, realizada na Rua dos Patriotas e seu entorno, teve 2.089 atendimentos realizados das 9h às 15h, com o objetivo de promover ações de zeladoria e levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa. A iniciativa é coordenada pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais.

Ao longo da semana, foram realizadas também atividades como capinação, pintura de guias e postes, além de limpeza de bueiros. Também serão executadas remoção de entulho e de faixas, assim como lavagem das vias e logradouros.

O público contou com diversos serviços, como corte de cabelo masculino e feminino, massagem e maquiagem. Houve adestramento para cães, aulas de dança e zumba fitness, assim como apresentação de boxe. Fizeram parte da grade de programação apresentações musicais, de dragões chineses, simuladores de games e uma exposição de carros de corrida.

Trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho disponibilizou mais de 300 vagas de emprego com oportunidades para bairros como Vila Mariana, Jardim Paulista, São Bento e Luz. A maior parte das oportunidades disponibilizadas para a região central é para as áreas de comércio e de serviços, com salários que variam entre R$ 539 para garçom e cumim (auxiliar de garçom), com carga horária de seis horas, a R$ 2.800 para analista fiscal.

Nesta edição do Mutirão nos Bairros houve também um processo seletivo com uma empresa do setor de teleatendimento, que ofertou nove vagas de telemarketing ativo para trabalhar no bairro do Ipiranga.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CATe, disponibilizou 50 vagas para telemarketing ativo, que não requer experiência. Durante a ação, a SMPED realizou também atividades como Selos de Acessibilidade Arquitetônica, Bilhete Único Especial, Central de Intermediação em Libras (CIL), Programa Cultura Inclusiva e estágio para estudantes com deficiência.

Empreendedorismo

Quem desejou se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) teve a possibilidade de verificar as vantagens da formalização de um negócio durante o evento. A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atendeu os empreendedores que quiseram sanar dúvidas e receber orientações. O público também pôde conhecer os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Mais Mulheres, Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, entre outros.

Saúde

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vacinaram a população contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) e deram orientações sobre animais sinantrópicos (abelhas, escorpiões e pombos, entre outros). Fizeram parte da programação informações sobre os serviços prestados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Heliópolis, higiene bucal e sessões de auriculoterapia (espécie de acupuntura na orelha).

Assistência Social

As equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, atenderam as famílias em situação de vulnerabilidade, para cadastramento no CadÚnico.

Sabesp

Segunda via de contas de água e parcelamento de dívidas com a Sabesp puderam ser resolvidos na tenda da Sabesp. No local o público conheceu as facilidades do app Sabesp, além de aprender como limpar corretamente a caixa d´água e o uso consciente da água.

Habitação

Durante o mutirão no Ipiranga, os moradores dos conjuntos habitacionais Monte verde e Heliópolis I, localizados em Heliópolis, puderam retirar o Termo de Quitação de suas unidades.

Orientações sobre cadastro, agendamentos para a central de habitação, ajustes, transferências e segunda via de boletos puderam ser obtidos na van COHAB na área. Lá o público teve acesso às ações de conscientização da Companhia: Desplugando Inovação e tecnologia, Conviva Bem e Não Seja Enganado.

Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura realizou uma feira de livros durante o mutirão, com a distribuição de 1200 exemplares.

Inovação e Tecnologia

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou da atividade por meio da abertura dos Telecentros das Bibliotecas Amadeu Amaral (R. José Clóvis de Castro, s/n ) e Castro Alves (Rua Abrahão Mussa, s/n ), das 10h às 16h, e unidades de inclusão digital Acessa Unas Lagoa (Rua Artistas de Heliópolis, 25) e Unas Mina (Rua da Mina Central, 38), permitindo uso livre de computadores.

A rede de conectividade da Zona Sul está sendo ampliada de 29 para 173 pontos de acesso à internet gratuita e de qualidade. Na região do Ipiranga, o programa WiFi Livre SP estará presente em 26 localidades, até o final de 2020. Quatro delas já estão sendo modernizadas: Parque da Independência, Praça Dirceu de Castro Fontoura, Largo Santa Ângela e CEU Heliópolis Profesora Arlete Persoli.

No FAB LAB LIVRE SP do CEU Heliópolis (Estrada das Lágrimas, 2385) e unidade São Joaquim/ Guarapiranga (Rua Bacabinha, 280) foi possível ter acesso à tecnologia de ponta para desenvolver ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação desde uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos. Aos sábados, os laboratórios de fabricação digital funcionam das 9h às 13h. Mais detalhes sobre a programação em http://fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br/

Direitos Humanos

As equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania receberam denúncias de violência e discriminação contra mulheres, população negra, indígena e violação de direitos humanos. Os profissionais também fizeram encaminhamento para equipamentos da rede de atendimento e distribuirão panfletos com orientações em defesa da mulher.

O Conselho Municipal da Juventude esteve no mutirão para atender os jovens presentes e continuar o trabalho de consulta sobre o que esse público deseja da cidade. Forneceram orientações sobre como tirar o ID Jovem, que permite o pagamento de meia entrada, e desconto de passagens no transporte, além de orientações sobre educação financeira e o Programa Bolsa Trabalho.

O Centro de Referência e Atendimento de Imigrantes (CRAI) estará no Ipiranga, forneceu informações sobre regularização de documentos e serviços prestados pela Prefeitura para a comunidade estrangeira nas áreas da Educação (escolas), Saúde (rede de assistência à saúde) e abrigos no Centros Temporários de Acolhimento (CTAs). Cursos de Português para imigrantes – pelo Programa Portas Abertas – nas escolas do município.

Balanço

CADES = 80
Cohab = 35

CATe = 183
Impressão de currículos = 46

Livros distribuídos = 400
Orientações sobre City Câmeras = 172
Orientações sobre o Museu da Independência = 85
SMPED = 30

Ônibus Lilás = 2 atendimentos + Informações
Equipe da Juventude de Direitos Humanos = 45

Ariculoterapia = 76
Programa de Saúde Bucal = 102
Vacinação = 212

Cortes de cabelo = 44
Massagem = 70

Aula de Zumba = 100 pessoas
Caminhada da Mulher = 250 pessoas
Escotismo = 47
Recreação = 55
Simulador de Games = 55

Total = 2.089