Nova fase de revitalização do Muro Verde planta mais de 9 mil mudas em dois meses

Manutenção intensificada e espécies de plantas mais resistentes garantem recuperação do jardim vertical

Ações intensificadas de limpeza, manutenção e plantio de mudas estão revitalizando o Muro Verde, jardim vertical com 10.185m² de área, situado nas laterais da Avenida 23 de Maio.

De segunda a sexta, as equipes da empresa Era Técnica Engenharia, contratada por meio de licitação para realizar os serviços a partir de junho deste ano, mobiliza jardineiros, eletrotécnicos, arquitetos, engenheiros e agrônomos para cumprir a manutenção do sistema de irrigação automatizado, bombas e adubação.

“Na primeira etapa, limpamos o trecho, retirando plantas mortas e podando os exemplares que estão sadios”, explica o engenheiro florestal, André Canteiro, um dos responsáveis pela conservação do muro.

“O segundo passo é o plantio de mais de 14 espécies de mudas mais resistentes às condições do ambiente”, prossegue Canteiro. Sempre aos sábados e domingos, as ações geram menor interferência no trânsito local.

Nessa etapa, são utilizadas escadas e caminhão com cesto, que permitem o plantio em pontos altos do jardim. Entre as mudas, estão moreias brancas, iresines, russelias brancas e vermelhas, vedelias, agapanto azul, samambaias americana e amazônica.

As ações percorrem a extensão do Muro Verde, composta pelos trechos dos Viadutos Tutoia, Santa Generosa, Jaceguai e São Joaquim, nos sentidos bairro e centro, Beneficência Portuguesa, no sentido bairro, e Pedroso, no sentido centro.

São utilizadas, desde o início da revitalização, caixas de decantação, que ajudam a diminuir a quantidade de sujeira acumulada no interior das caixas d’água. O equipamento previne que haja danos e assegura o funcionamento adequado do sistema.

“Fizemos alterações no projeto original para que o Muro Verde tenha maior funcionalidade. Essas caixas, por exemplo, auxiliam a manutenção das bombas de irrigação. A revitalização também atua no replantio de mudas”, afirma o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

A quantidade de equipes e mudas para a conservação dos trechos difere de acordo com a extensão de cada local. Para o trecho situado no Viaduto Tutoia, região de Vila Mariana, uma equipe com 10 profissionais realizou, no último sábado (27), o plantio de 3 mil mudas em 800m² de muro.

A programação continua ao longo da semana. Para o sábado (04/08) e domingo (03/08), estão programados serviços nos trechos dos Viadutos Tutoia e Santa Generosa, no sentido bairro.