Mutirão nos Bairros ofertou mais de 400 vagas de emprego em Perus

Região da Zona Norte contou com 5.427 atendimentos no sábado (27), com ações de zeladoria e vacinação contra sarampo e febre amarela, entre outras atividades

Da Secretaria Especial de Comunicação:

Os moradores de Perus, na Zona Norte, tiveram acesso a mais de 400 vagas de emprego no sábado (27), durante as ações do programa Mutirão nos Bairros. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho encaminhou as pessoas para vagas de garçom e atividades na área administrativa, além de outros trabalhos. Entre todas as práticas realizadas, foram contabilizados 5427 atendimentos na Praça Vigário João Gonçalves de Lima (Praça do Samba) e na rua Gonçalves de Lima.

Em parceria com o CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência também disponibilizou 20 vagas exclusivas, para assistente de vendas e servente de limpeza. para as pessoas com deficiência em busca de recolocação profissional. Todas as vagas ofertados durante o evento foram em empresas da região.

"Levamos as vagas que estão mais próximas dos bairros, em especial aos da periferia da cidade. Buscamos aproximar as pessoas que estão procurando emprego das empresas que estão precisando de funcionários. Também encaminhamos para os cursos de capacitação da Prefeitura as pessoas que precisam de mais preparo", enfatizou o prefeito Bruno Covas.

Empreendedorismo

Aqueles que pretendiam se tornar MEI - Microempreendedor Individual tiveram a possibilidade de verificar as vantagens da formalização de um negócio durante o Mutirão nos Bairros. A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atendeu o público sanando dúvidas e orientando os novos empreendedores. A população também conheceu os programas voltados ao desenvolvimento dos negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, entre outros.

Ações de zeladoria

Durante a ação em Perus foram executadas atividades de zeladoria como capinação e plantio de mudas, operações Tapa Buraco e Cata Bagulho,. Também foi realizada manutenção em galerias e logradouros.

Saúde

Os interessados em atualizar a caderneta de imunização contaram com as tendas da Secretaria Municipal de Saúde. Nelas, os profissionais aplicaram vacinas contra febre amarela e sarampo, assim como aferiram pressão arterial e glicemia capilar. Nesses locais foram realizadas testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatite

As pessoas também tiveram a oportunidade de fazer rastreamento de câncer bucal e receber orientações sobre cuidados com os dentes. Foram distribuídos kits de higiene contendo escova, creme e fio dentais e preservativos.

Foram fornecidas instruções sobre câncer de colo de útero e de mama. Dicas a respeito de doenças transmitidas por vetores, como o mosquito Aedes aegypti, e animais sinantrópicos (que ocupam o meio urbano como roedores, pombos e escorpiões) fizeram parte da grade de atividades.

Pessoas com deficiência

Atividades como Central de Intermediação em Libras (CIL), Selos de Acessibilidade Arquitetônica, Bilhete Único Especial, Programa Cultura Inclusiva e estágio para estudantes com deficiência foram disponibilizados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Habitação

Foram realizadas as assinaturas de 80 contratos de compra e venda de imóveis da COHAB. A van Cohab na Área efetuou atendimentos aos munícipes da região, que fizeram agendamentos para a central da habitação, tiraram dúvidas sobre cadastro, segunda via de boletos, transferências, ajustes e outras questões, além de conhecer as ações de conscientização da Companhia: Desplugando, Conviva Bem e Não Seja Enganado.

Assistência Social

As equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, atenderam as famílias em situação de vulnerabilidade social, que puderam fazer seu cadastramento no CadÚnico.

Direitos Humanos

Material impresso sobre direitos, legislação e medidas contra o racismo e proteção para as mulheres vítimas de violência foram distribuídos pelo profissionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Foram dadas, também, informações sobre emissão de documentos, assistência social e legislação para imigrantes.

As equipes receberam denúncias de violação de direitos humanos e atenderão dependentes químicos.

Inovação e Tecnologia

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou do Mutirão no Bairros por meio da abertura do Telecentro da Biblioteca Padre José de Anchieta (R. Antônio Maia, 651 ), que permitiu uso livre de computadores, estimulando a inclusão digital.

As unidades do FAB LAB LIVRE SP - maior rede de laboratórios de fabricação digital da América Latina, dispostas na região Noroeste, deram acesso à tecnologia de ponta e promoveram oficinas sobre robótica, eletrônica, modelagem 3D e marcenaria, entre outros. O lab do Centro Cultural da Juventude (Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641) funcionou neste sábado (27), das 10h às 14h. Já os espaços criativos do CEU Parque Anhanguera (Rua Pedro José de Lima, 1020) e Chácara do Jockey (Rua Santa Crescência, 323) ficaram abertos das 9h às 13h.

A rede de conectividade da Zona Norte está sendo ampliada de 15 para 106 localidades com internet gratuita e de qualidade. Na região de Perus, o programa WiFi Livre SP estará presente em dez localidades, sendo que sete delas serão modernizadas e implementadas até o final deste ano, como as Praças da Cultura, do Samba e Inácio Dias, além dos CEUs e AMAs/ UBS Perus e Parque Anhanguera.

Cultura

Os moradores de Perus participaram da feira de distribuição de livros, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. Foram disponibilizados 1100 exemplares para a distribuição

Sabesp

Quem precisava emitir segunda via de contas, fazer o parcelamento das mesmas e conhecer as facilidades do app Sabesp resolveu seus problemas na tenda da companhia. No local também foram dadas orientações sobre uso consciente da água e limpeza correta da caixa d´água.

Durante a ação foram disponibilizados bebedouros para o público.

Sobre o Mutirão nos Bairros

O Mutirão nos Bairros é uma ação da Secretaria Especial de Relações Sociais, coordenada pela secretária Fátima Marques. O objetivo da iniciativa é levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, além de promover ações de zeladoria na região.

BALANÇO

COHAB
70 contratos entregues

50 atendimentos para orientação

Secretaria da Cultura e Biblioteca Padre José de Anchieta
2200 livros entregues

Supervisão de Cultura - Subprefeitura
7 grafites
30 cortes de cabelo

Supervisão de Esportes:
100 pessoas
50 no campeonato de futsal
30 basquete
20 Tênis

SABESP
6 atendimento para parcelamento
5 atendimentos para reparcelamento
4 titularidades
10 pedidos de segunda via
Outros: 28
Foram entregues 600 copos d'água.

Ecoss Ambiental
600 pessoas atendidas com material de combate ao descarte irregular e informações sobre os Ecopontos
310 mudas entregues

20 plantios de mudas (Pitangueira e Araçá)

Loga
30 pessoas atendidas com com material sobre reciclagem e reutilização de descartes.

Saúde
560 vacinas contra sarampo
105 aferições de pressão arterial
95 aferições de glicemia capilar

102 testes rápidos DST (HIV, Sífilis, Hepatite B e C)
50 orientações farmacêuticas
487 kits odontológicos e cem escovas Orientação odontológica: 591
88 avaliações de câncer bucal
92 aplicações de auriculoterapia

283 orientações da Vigilância Sanitária

Direitos Humanos
Entrega de material sobre os programas da pasta: 21

Secretaria da Pessoa com Deficiência
46 atendimentos e orientação sobre os projetos e ações da secretaria.

Trabalho
8 orientações sobre o MEI (AdeSampa)
392 atendimentos do CATe
84 excedentes que foram direcionados para o CAT da Subprefeitura

Assistência Social
30 Atendimentos - Cadastros no CadÚnico