Prefeitura usa caminhões-cesto para limpeza de pichações em locais de difícil acesso

Objetivo é contribuir para a limpeza da cidade em áreas públicas como pontes e viadutos, que sofrem com o vandalismo

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A Prefeitura de São Paulo reforçou os trabalhos para combater a sujeira provocada pelas pichações e melhorar a limpeza em locais públicos de difícil acesso, como pontes e viadutos. O processo de licitação para o novo contrato de limpeza e conservação de patrimônio público que sofre pichação exigiu a inclusão de caminhões- cesto, que permitem a limpeza da sujeira em lugares mais altos.

Com o caminhão-cesto, o colaborador que executa a limpeza de pichação pode ser alçado até 15 metros de altura, o que facilita a limpeza em pontes e construções mais altas, como topo de prédios.

As equipes da Prefeitura recuperam uma média de 14 mil metros quadrados de pichações por mês. “Utilizamos uma mistura de cal e água para cobrir as pichações”, explica Eduardo Olivatto, funcionário da Prefeitura responsável pela fiscalização de zeladoria na cidade. “Tentamos usar sempre a tonalidade da área afetada, para ficar o mais parecido possível” acrescenta Olivatto. “Em áreas baixas que são vandalizadas, como as muretas de concreto que existem nas marginais, nós utilizamos uma cor bem branca, para sinalizar e manter a segurança”, acrescenta.

Varrição de ruas e limpeza pública

Desde junho de 2019 a capital paulista possui uma nova divisão para a zeladoria do município. A disposição vigente é formada por seis áreas e seis consórcios vencedores da última licitação: Corpus Saneamento e Obras LTDA, Sustentare Saneamento S. A., Consórcio Locat SP, Consórcio Limpa SP, Consórcio Ecoss Ambiental e o Consórcio SCK – Eco Sampa.

+ Saiba qual consórcio cuida dos serviços da sua região

As empresas atuam na realização dos serviços de instalação de lixeiras, varrição, retirada de entulho; limpeza de bueiro; operação dos 102 Ecopontos e dos 5 Pátios de Compostagem; pinturas de guias, entre outros.

São cerca de 11 mil funcionários e 1089 veículos para a realização dos serviços indivisíveis de limpeza urbana em 7.800 quilômetros de vias da cidade. Nos serviços de varrição, retirada de entulho, resíduos de feiras, papeleiras, resíduos de saúde e outros são coletados diariamente 8 mil toneladas de resíduos por dia.

A equipe só pode atuar em áreas públicas, viadutos, praças, pontes, prédios públicos, como escolas e hospitais.