Fiscalização coíbe comércio irregular na região do Mercado Municipal

A ‘feira’ que acontece durante as madrugadas e gera mais de 30 toneladas de resíduos por dia.

A Prefeitura Regional Sé realizou, no começo da noite de ontem (28), uma operação de fiscalização e zeladoria no entorno do Mercado Municipal, na região do Parque Dom Pedro II. As ações foram concentradas nos estabelecimentos e o comércio irregular de hortaliças e verduras que acontece durante as madrugadas.

Além de irregular, o comércio local tem deixado uma quantidade grande de resíduos nas ruas do entorno, cabendo à administração municipal a responsabilidade pelo recolhimento diário de mais de 30 toneladas de lixo e material orgânico (resto de feira), capaz de lotar três caminhões.

O valor empregado pela Prefeitura para realizar a limpeza na região compreendida no quadrilátero onde está instalado o Mercado Municipal, que abrange a Av. do Estado, Rua Cantareira, Av. Mercúrio, Rua Comendador Assad Abdala soma R$ 2,6 milhões por mês.

Estabelecimentos comerciais que armazenam alimentos naquela região também foram vistoriados por agentes da Prefeitura Regional Sé. Sendo 15 deles autuados por falta de licença de funcionamento. Outros 10 por deixar mercadoria depositada na calçada. Os comerciantes que mantém as barracas na via também foram fiscalizados e 14 deles receberam o auto de infração por falta do Termo de Permissão de Uso (TPU).

Dos 36 estabelecimentos inspecionados pelos agentes da Vigilância Sanitária, 21 receberam autos de infração e cinco orientações técnicas. O motorista de um caminhão também foi multado pelo flagrante do descarte de lixo no passeio público.

O Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloak, acompanhou as operações e orientou os comerciantes a entrar em contato com a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) para a regularização de suas atividades. “Esta foi apenas a primeira ação com vistas à fiscalização. Já temos outras programadas. Não vamos admitir a desorganização no espaço público”, completou.

A ação de fiscalização contou com o apoio operacional de 123 agentes públicos da Prefeitura Regional Sé, da CET, da Polícia Militar, da INOVA e da Guarda Civil Metropolitana.