Temas de Direitos Humanos marcam encerramento de Semana Acadêmica na Faculdade Zumbi dos Palmares

 

 

O encerramento da Semana Acadêmica da Faculdade Zumbi dos Palmares, na sexta-feira, 16, teve como convidados especiais a secretária municipal de Direitos Humanos, Eloisa Arruda, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, que ministrou uma aula aos estudantes.

O evento transcorreu em clima de comoção devido à morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes (ocorridas na quarta-feira anterior, no Rio de Janeiro), com a apresentação do coral da faculdade e a homenagem dos presentes ao auditório que fizeram, em pé, um minuto de silêncio.

O ministro Luis Roberto Barroso falou por mais de uma hora e foi ovacionado depois de sua apresentação. Barroso falou sobre diversos assuntos relacionados aos Direitos Humanos e temas polêmicos, como a descriminalização das drogas e do aborto. Falou também sobre a Lava Jato e sobre o indulto de Natal por decreto do Executivo, liberado depois de vetar partes que, segundo ele, poderiam favorecer os autores de crimes de “colarinho branco”.

A secretária Eloisa Arruda participou da abertura da cerimônia. Após o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, pontuar o seu discurso com casos de intolerância – como o do estudante da Fundação Getúlio Vargas, que fez comentários racistas a um colega de curso – e encaminhar as homenagens à vereadora do Rio de Janeiro e de seu motorista, a secretária fez a apresentação do ministro Barroso.

Antes, a titular da pasta de direitos humanos da cidade de São Paulo condenou as manifestações preconceituosas nas redes sociais relacionadas à postura da vereadora Marielle Franco, pela defesa que fazia dos Direitos Humanos. Aos que associavam o tema com a defesa de criminosos, Eloisa Arruda disse que os direitos humanos é a garantia, entre outras “de vocês estudantes estarem se qualificando e exercendo, entre outros, o direito à educação, o direito de realizar um trabalho digno, e ela (Marielle) morreu defendendo essa causa”.

Referindo-se ao trabalho do ministro Barroso no STF, a secretária destacou a sua atuação corajosa e de vanguarda na Operação Lava Jato. Eloisa Arruda reproduziu afirmações do ministro, para quem há uma semente plantada no País. Na declaração do ministro, “talvez nenhum outro país teve a coragem de fazer o que o Brasil está fazendo”.

Além da aula do ministro Luis Roberto Barroso, a Semana Acadêmica da Faculdade Zumbi dos Palmares teve como convidados no dias anteriores Francesco Ferruggia, presidente da Fundação Campus Party, Márcio Elias Rosa, secretário estadual da Justiça e da Cidadania, Marcos da Costa, presidente da OAB-SP, e Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.