Departamento de Igualdade Racial realiza parceria para combater racismo

Nesta quinta-feira, 1º de março, o Departamento de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania discutiu formas de promover e incentivar medidas de enfrentamento à discriminação racial. A ideia é disponibilizar – por meio da capacitação de professores, alunos e interessados no tema – kits que contenham livros, aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), contando a história da África, além de palestras e cursos nos Centros de Referência, nos CEUs e em algumas bibliotecas da cidade.

A proposta cumpre a Lei nº 10.639, de janeiro de 2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Com a capacitação pretende-se oferecer aos jovens conhecimento, empoderamento, autoestima e argumentos para o debate em casos de preconceito.

O conteúdo escrito pelo fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade de Campinas (Unicamp) e membro do Núcleo de Estudos sobre Preconceito e Intolerância, Nathanael do Santos, aborda de forma lúdica características físicas dos africanos, desmistificando termos de preconceito, além de contar a história do continente e sua importância no cenário mundial. Outro projeto desenvolvido pelo escritor foi a criação de um livro infantil em Braille, com caneta inteligente, propiciando a leitura e acessibilidade.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, o escritor e pesquisador Nathanael dos Santos, a presidente do Movimento da Mulher Negra Brasileira, Diva Gonçalvez Zitto Miguel de Oliveira, e a diretora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, Mayra Belmonte Lanza.