23 de Agosto: Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição

23 de agosto: um dia para lembrarmos o tráfico de pessoas para fins de escravidão e sua abolição. É uma data de reflexão sobre os acontecimentos do passado, que ficaram na memória dos povos como uma das maiores violações de direitos humanos de toda a história.

Escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1998, a data relembra a revolta que aconteceu – na noite de 22 para 23 de agosto de 1791 – e desencadeou a Revolução do Haiti, acontecimento fundamental para a abolição do comércio transatlântico de pessoas escravizadas. O uso deste dia como um marco foi iniciado por alguns países, em especial o Haiti, em 1998, seguido pelo Senegal em 1999. Em 2001, a França também adicionou a data ao seu calendário.

O tráfico de pessoas escravizadas, porém, não ficou no passado. A frequência com que se tem noticiado recentemente situações de tráfico de pessoas reacende uma condição que já deveria ter sido eliminada – e hoje surge na forma de sequestro ou venda de pessoas destinadas a trabalhos não regularizados, as obrigando a sobreviver em condições desumanas. Em 2016, um relatório da Fundação Walk Free apontou que 45,8 milhões de pessoas estavam submetidas a alguma forma de escravidão – 161,1 mil apenas no Brasil.

O dia 23 de agosto reforça a contribuição dos que lutaram pela liberdade e pela sobrevivência, pela afirmação dos direitos humanos. O significado dessa história deve ser ensinado a todos, pois dela saíram heróis da humanidade.