São Paulo ganha novo Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial na Vila Maria

O espaço, inaugurado no último dia 8 de Março, oferecerá apoio à população em casos de discriminação racial

Ontem, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) inaugurou no bairro da Vila Maria um novo espaço público e gratuito para a população da Zona Norte, dedicado ao atendimento e orientação multiprofissional em casos de discriminação racial.


O Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, que conta com o apoio do Geledés – Instituto da Mulher Negra e da Secretaria Municipal de Serviços, também terá oficinas, debates, palestras, ações pedagógicas e outras atividades relacionadas à inclusão e igualdade, tornando-se um equipamento permanente de vigilância, valorização e respeito à identidade.
“Nós teremos um trabalho extremamente importante neste Centro de Referência porque não acreditamos que o combate ao racismo se dá apenas na denúncia. Nós, ativistas negros, acreditamos que a mudança só acontece por meio da educação e conscientização”, afirmou o Secretário Mauricio Pestana durante a solenidade de abertura, que também contou com a presença da Vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, da Secretária-adjunta de Políticas para as Mulheres, Dulcelina Xavier; do Subprefeito de Vila Maria e Vila Guilherme, Gilberto Rossi; da Deputada Federal, Leci Brandão e da Presidente do Instituto Geledés, Maria Sylvia Oliveira.
“Nós temos no Plano de Metas deste governo a inauguração de outros centros de referência regionais e não é uma coincidência que este centro esteja sendo entregue hoje. A luta contra o racismo e a luta pelos direitos da mulher têm caminhado juntos já há muito tempo”, disse a Vice-prefeita.
A Secretária-adjunta Dulcelina Xavier reafirmou a importância do espaço em sua fala: “Nesse Dia Internacional da Mulher, de todos os índices que ainda temos de desigualdade, a situação das mulheres negras é sempre pior em relação a salário, saúde e inclusive violência doméstica. Essa inauguração é muito importante e nós queremos estar presentes para articular ações conjuntas nesse Centro de Referência”.
A infraestrutura do CR da Vila Maria possui um salão para auditório e área externa para atividades e apresentações culturais, sala administrativa, banheiros com acessibilidade e duas salas totalmente reformadas e fechadas para garantir o sigilo do atendimento à população, onde trabalharão psicólogos, pedagogos, advogados.
“A população negra poderá vir pedir ajuda a pessoas capacitadas, que estarão aqui de corações e braços abertos para orientar a nossa gente”, comentou a deputada Leci Brandão.
Durante todo o dia, o público presente, dentre autoridades, escolas e representantes da comunidade, puderam assistir a diversas atrações artísticas e culturais que fizeram parte de uma programação especial dedicada ao Dia da Mulher. Os destaques ficaram por conta do espetáculo “Desaterro”, que trata ludicamente sobre o universo dos catadores de lixo e recita poemas de Carolina Maria de Jesus, do grupo de maracatu “Mucambos de Raiz Nagô” e de uma apresentação marcante do bloco afro Ilú Obá de Min.

Serviço:

 

Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial - Vila Maria
Endereço: Travessa Fernão Martins Costa, 105 - Vila Maria Alta, CEP 02134-010
Horário de Atendimento: 08h às 17h