Coordenação de Igualdade Racial da SMDHC oferece curso sobre diversidade racial para empresa

 

A Coordenação de Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), apresentou na manhã de sexta-feira (22) um curso de conscientização sobre a diversidade racial no mercado de trabalho para funcionários da Aegea – empresa de saneamento do segmento privado. O convite, feito pela própria empresa, teve por objetivo proporcionar informações sobre formas de racismo bem como conscientizar os participantes sobre a questão da desigualdade existente no mercado de trabalho.

A coordenadora Alessandra de Cássia Laurindo e o supervisor técnico Nilton Silva explicaram que a discriminação racial supera muitas vezes a questão de classe econômica, citando como exemplo mulheres negras famosas que, mesmo ricas e conhecidas pelo público, já sofreram discriminações. Expressões cotidianas que muitas pessoas não percebem, também com tons racistas, mereceram destaque na apresentação.

Após assistir a um vídeo de uma dinâmica de grupo feita por um departamento de Recursos Humanos, todos os participantes perceberam a existência de rótulos e paradigmas quando se trata de contratar uma pessoa negra. “Cursos como estes são necessários para sensibilizar as instituições e trabalhar firmemente na desconstrução do racismo”, disse Alessandra de Cássia.

Iniciativa da empresa

A Aegea criou comitês, formado por funcionários, para tratar de diversidade. Segundo o CEO Hamilton Amadeo, “o primeiro passo nesta caminhada de inclusão é fomentar a Igualdade Racial. A contradição que vivemos hoje é enorme. Somente 4,7% dos cargos de direção nas maiores empresas do país são ocupados por negros e pardos, enquanto 54% da população brasileira é negra. Com este programa, pretendemos retratar mais da realidade racial do Brasil dentro da companhia, para assim, atender ainda melhor a população”.

“Ainda hoje pessoas com currículos semelhantes podem não ter acesso às mesmas oportunidades profissionais. Esta barreira é, principalmente, construída pelo preconceito, que vai sendo perpetuado ao longo dos anos quando não se faz questionamentos. E – ainda bem – vivemos em um momento em que podemos questionar e falar abertamente sobre temas como este”, concluiu o empresário.

Oportunidade - A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial oferece esse curso para outras empresas interessadas. Para que os encontros possam ser agendados basta entrar em contato com a coordenação durante o horário comercial, de segunda à sexta, pelo telefone (11) 3113-9753.