Cotas raciais no serviço público é tema de seminário realizado pela SMPIR

O evento trouxe reflexões à respeito da política de ações afirmativas na cidade de São Paulo

Mesa: Maria Aparecida de Laia - coordenadora de ações afirmativas, Antonio Pinto - secretário, Vereador Reis, Maurício Pestana - secretário adjunto

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial realizou, na noite da última quinta-feira (24/7), o seminário “Cotas Raciais no serviço público”. O secretário, Antônio Pinto, abriu o evento lembrando que a implementação do sistema de cotas não é uma questão exclusiva dos negros e sim de toda a população paulistana. Lembrou também da importância do movimento social negro que lutou pela construção e desenvolvimento das políticas públicas existentes. “Nós devemos ter uma sistemática para conversarmos sempre com a população e com o movimento negro. Temos que manter um diálogo permanente com as pessoas.”

Estiveram presentes no evento especialistas de diversas áreas, funcionários públicos e membros do movimento negro. A mesa de debates foi composta pela Prof. Dra. Marcilene Garcia de Souza e o procurador do Município de São Paulo, Vinícius Gomes dos Santos. O vereador Reis (PT/SP), autor do projeto de lei que cria a reserva de vaga para negras, negros ou afro-descendentes em todos os órgãos da administração pública de São Paulo, também participou da discussão.

“É um dos programas mais inovadores do país porque inclui cargos de poder e reserva para estagiários. Isso é também discutir a inserção do indivíduo negro jovem no mundo do trabalho, para que ele possa ser um futuro servidor público e galgar um cargo de poder. O projeto também inova porque garante a equidade de gênero. Um dado importante do concurso é que para além dos concursos públicos, também contempla a administração pública indireta”, disse Souza.