SMPIR lança projeto AFroFestSP

Empreendedores e ativistas culturais negros da cidade participaram do lançamento

Vários empresários e ativistas culturais participaram do lançamento do projeto AFROFESTSP. O projeto vai promover, mapear e divulgar diversas atividades ligadas à cultura negra na cidade. O público presente foi convidado a participar e colaborar com o envio de projeto cultural que estarão desenvolvendo no período dos jogos da Copa do Mundo da FIFA em São Paulo.

A atividade tem como objetivo combater racismo por meio da cultura negra e do mapeamento principais atividades do gênero na cidade de São Paulo. Terceiro setor, serviço público municipal e setor privado terão as atividades divulgadas. Com inicio dia 26/05 e término em 13/07.

Atrações em diversos pontos da cidade, inclusive em um palco montado na Praça do Patriarca, região central, projeto visa mapear diversas manifestações culturais com origem nas matrizes africanas. Desta forma, será formatado um roteiro turístico que atenda não só aos estrangeiros visitantes, como também aos próprios brasileiros que desejam conhecer um pouco mais das nuances e cores da cultura negra. Pela Internet, o público poderá acessar um calendário de atividades virtual localizando todas as iniciativas na cidade.

Para o secretário Antonio Pinto – a diversidade cultural negra na cidade de São Paulo já existe e ressaltou o papel do público presente como protagonista deste cenário. “Existem casas de espetáculo e outros espaços culturais que vivem da cultura do samba, expressão cultural emblemática nacional e negra, e movimentam financeiramente a cidade. Essa aproximação se inicia para este evento da Copa, mas terá continuidade. Queremos construir uma política de turismo no município que considere a diversidade cultural negra e indígena na cidade”. Bernardo Ignarra – Coordenador de Promoções e Parcerias da Secretaria Municipal de Turismo, apresentou aos convidados toda infraestrutura realizada para a copa no município.