Dicas de Leitura - Aniversariantes do mês

As Dicas de leitura do mês é baseada em escritores e escritoras nascidos em setembro.

Confira abaixo alguns dos autores e autoras nascidos em setembro, e um pouco das suas obras.

Dicas de Leitura - Aniversariantes do mês

Miguel de Cervantes Saavedra nascido em 29 de setembro de 1547 na Espanha foi um romancista, dramaturgo e poeta castelhano. A sua obra-prima, Dom Quixote (1605), muitas vezes considerada o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerada um dos melhores romances já escritos.

Edgar Rice Burroughs nasceu em 1o de setembro de 1875 em Chicago, nos EUA. Foi o criador de Tarzan e de John Carter (do livro “Uma princesa de Marte” adaptado para o cinema em 2012), herói da Guerra Civil americana que foi abduzido por marcianos verdes, salvou uma princesa inimiga e se meteu na Guerra Civil marciana. A série de ficção científica foi escrita inicialmente como contos, iniciados em 1912, e depois se transformaria numa coleção de 11 livros. Ele também foi jornalista antes de se tornar escritor.

Agatha Mary Clarissa Christie DBE, nascida Agatha Mary Clarissa Miller em 15 de setembro de 1890, popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Destacou-se e ganhou enorme popularidade com romances policiais. Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Algumas de suas obras mais famosas são: “Assassinato no Expresso do Oriente” (1934), “Os crimes ABC” (1936), “Morte no Nilo” (1937), “E não sobrou nenhum” (1939), “Um corpo na biblioteca” (1942), “A casa torta” (1948) e “Punição para a inocência” (1958).

Paulo Reglus Neves Freire (Paulo Freire), filho de Joaquim Temístocles Freire e Edeltrudes Neves Freire, nasceu no Recife, no Estado de Pernambuco, em 19 de setembro de 1921. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Alguns livros são considerados especialmente importantes tais como: "Pedagogia do oprimido" (1968), "Pedagogia da Esperança" (1992) e "Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa" (1996).

Luis Fernando Veríssimo, nascido em 23 de setembro de 1936, é um escritor conhecido por suas crônicas e contos de humor, mas também é jornalista, cartunista, tradutor, roteirista de programas para televisão e músico. Possui mais de 60 títulos publicados e é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. Dentre suas obras estão “Todas as histórias do analista de Bagé” (1983), “O melhor das comédias da vida privada” (1994) e “As Mentiras que os Homens Contam” (2000) e “Diálogos Impossíveis" (2012).

Marina Colasanti nasceu em 26 de setembro de 1937, em Asmara, na Eritreia, e se mudou para o Brasil em 1948. Importante nome da literatura contemporânea, é autora de contos e crônicas, além de histórias infantis e juvenis. De suas inúmeras obras, merece destaque “Mais de 100 histórias maravilhosas” (2015).

Eduardo Galeano nasceu em 3 de setembro de 1940. Foi um jornalista e escritor uruguaio, autor de mais de 40 livros traduzidos em diversos idiomas. Suas obras combinam ficção, jornalismo, análise política e história. Conheça a História da ressurreição do papagaio (2010).

Caio Fernando Abreu nasceu em 12 de setembro de 1948, em Santiago do Boqueirão, no Rio Grande do Sul, e morreu em 25 de fevereiro de 1996, em Porto Alegre, por causa do vírus HIV. É um famoso autor da literatura contemporânea. Uma obra sua muito conhecida é o livro de contos "Morangos mofados", de 1982.

Patronos e Patronesses

Aproveite e conheça mais sobre os Patronos e a Patronesse que são os aniversariantes do mês: Nuto Sant'Anna (5 de setembro de 1889), Álvaro Maria d’Almada Guerra (6 de setembro de 1868), Álvares de Azevedo (12 de setembro de 1831) e Adelpha Silva Rodrigues de Figueiredo (20 de setembro de 1894)

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo da Sistema Municipal de Bibliotecas.
____________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelos autores(as) ou título para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

 Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.