Programação especial - Aniversário de São Paulo

Confira a programação para comemorar os 466 anos da cidade de São Paulo.

CIRCO E MÚSICA

Mala Mágica

Mala Mágica
Uma palhaça cigana está em busca de um novo lar. Até encontrar, ela viaja com suas coisas e causos, cantando suas histórias e criando novas memórias. Através da dança, da música, do circo e da poesia, ela nos apresenta um universo de seres estelares, malabarismo no Egito, samba de côco e outras magias mais. No meio disso tudo, existe A Mala Mágica, um ‘’lugar’’ onde ela guarda brinquedos importantíssimos e que, quando a mala está aberta, um ritual artístico de brincar e despertar começa a acontecer.
Há quem diga que dentro da mala cabe (e existe!) vários universos; há quem já viu coisas que voam e rodopiam saindo de lá; há quem já dançou, cantou e até se encontrou com o que viu; há quem nada sentiu; há quem já entrou e nunca mais voltou a mesma pessoa; há quem precise conhecê-la e há... nós! Como vamos percebê-la? Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Roberto Santos

Milho Assado Não! Palhaçada Sim!

Milho Assado Não! Palhaçada Sim!
Cia Porto de Luanda
Milho Assado Não... Palhaçada Sim! Conta a história de “Zé Orelha" e “Bulaxa” em suas buscas incessantes do tão sagrado RISO. O espetáculo é uma viagem popular na essência circense e na pesquisa do palhaço brasileiro, onde nomes como Arrelia, Piolin, Carequinha e Torresmo dão total tom do espetáculo. Um misto de reprises interativas transformam o público não apenas em um expectador e sim em um integrante essencial da trupe, além de elementos musicais que proporcionam brilho e magia ao espetáculo. Classificação indicativa: Livre. Duração : 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Truques e Trambiques

Truques e Trambiques
Cia. Núcleo
"Truques e Trambiques" traz consigo o universo dos artistas mambembes que perambulam por praças e feiras do país, carregando em suas malas antigas esquetes circenses e mágicas que atravessam os tempos, tendo a sua renovação conforme os dias atuais. O espetáculo conta a história de três palhaços que resolvem fazer uma apresentação de mágica, contando com as habilidades do atrapalhado ilusionista Mingal e os inexperientes ajudantes Zóim e Chicô. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Érico Veríssimo

Os Cirandeiros

Os Cirandeiros
Com Cia. Núcleo (Com Cia. Núcleo ( companhia que nasce na união entre Cia. de Teatro e Cia. Tricromática)
Se essa rua fosse daquele menino além de fazê-la ladrilhar com pedrinhas de brilhantes ele iria brincar até o sol se pôr. O mestre André descobre na memória dos seus novos amigos, diferentes maneiras de passar o dia. Temos a Dona Parlenda que ensina jogos com palavras, e que vira e mexe implica com o Seu Trava-Línguas. Assim como o Cravo e a Rosa esses dois se desentendem, mas a Senhorita Ciranda não deixa ninguém fora da roda e faz todo mundo dançar. Saindo de dentro do seu apartamento, rodeado de tecnologias, este menino descobre que além do videogame e da Internet, é possível se aventurar em ruas e bosques que se chamam diversão. Cantigas populares, brinquedos antigos (bilboquê, pião, cinco marias, peteca, caleidoscópio), desafios com o ritmo e o verbo, e o encontro com as brincadeiras coletivas são o foco do espetáculo que fala sobre Brincar e incentiva a participação do público que é convidado a interagir e se divertir numa grande brincadeira, trazendo um pouco das manifestações que foram incorporadas em canções como cantigas de roda, marchinhas e trovas de amor, numa celebração à cultura e tradição popular brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Show da Percha

Show da Percha
Cia Pé no Asfalto
Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue com de maneira muito divertida e cômica e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Xinfrim

Xinfrim
Cia Pé de Cana
Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem através deste espetáculo contar histórias que viveu e aprendeu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos e pessoas que passaram, compartilhando de forma poética e muito divertida essas experiências com o público. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Milton Santos
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

pOESIA mUSICADA

Poesia Musicada
Cia Núcleo
Aproximar as crianças da literatura, da música, da poesia e das artes em geral. Esse é o objetivo do cantor e compositor Márcio de Camillo, idealizador do projeto CRIANCEIRAS, que utiliza a música como veículo para a obra poética, de forma lúdica e criativa.
Neste trabalho, criado especialmente para o Biblioteca Viva de São Paulo, Márcio de Camillo quer compartilhar sua paixão pela poesia e contar um pouco do seu convívio com Manoel de Barros, um dos maiores poetas do Brasil e que foi também seu vizinho. Entre causos e histórias, Márcio nos apresenta os livros que o inspiraram para entoar as palavras inventadas por Manoel. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

O Homem Banda

Sr. Sinfônico - O Homem Banda
De longe ouve-se o som de vários instrumentos... É música? É teatro? É Circo? É Literatura? É o Sr. Sinfônico – o Homem-Banda, que carrega consigo todos os sons, desejando divertir quem o escuta e interagir com quem quiser participar. Estão todos convidados para uma festa musical, cheia de brincadeiras que possibilitam o jogo e a poesia. Um bumbo nas costas, um violão nas mãos e um kazoo na boca podem interpretar uma canção de amor, um rock n’ roll animado, um tema de filme. Escaleta, gaita, flautas, sinos, apitos, chocalhos e buzinas também compõe o acervo sonoro ambulante. O público é convidado a experimentar sons com pequenos instrumentos, e quando regidos, tocarão uma bela música ou serão compositores da trilha de alguma brincadeira. A música tem o poder de unir, alegrar, emocionar e mantém uma forte ligação com o "Brincar". Esse é o objetivo do Sr. Sinfônico, brincar com os sons e transformar sons em brincadeiras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Menotti Del Picchia

LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Sussurros Poéticos Paulistanos

Sussurros Poéticos Paulistanos
Coletiva Achadouras de Histórias
A Coletiva propõe um ambiente agradável de leitura, mediando o encontro entre os livros, a literatura oral e os leitores, estimulando a ludicidade e o prazer de ler. Acreditamos que as experiências literárias podem ser vividas de diversas formas, sendo assim, nossa proposta é convidar crianças e seus acompanhantes a experimentar a sonoridade das brincadeiras-palavras com os sussurradores poéticos através de trava línguas, adivinhas e muita poesia. Aqui a palavra ganha outra amplitude e pode ser sentida e vivenciada de outras maneiras. Além das brincadeiras sonoras, são propostas mediações de leituras às crianças e acompanhantes ao longo do dia, variando entre leituras coletivas e individuais. A curadoria do nosso acervo terá como princípios norteadores a qualidade literária e a bibliodiversidade, dando ênfase à produção literária produzida na cidade de São Paulo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Belmonte
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

Contação de histórias com Fio de Histórias

Contação de histórias com Fio de Histórias
Grupo Fio de Histórias
Em Histórias da Fazenda, Dudu e Bianca envolvem narrativas que levará ao público às aventuras e descobertas de Mimosa em A vaca que botou um ovo e à busca por liberdade e amor de uma personagem simpática e cheia de encantos em Margarida. Ainda no clima rural, com cheirinho de mato e brisa do campo, a dupla encanta o público com histórias de amor e amizade com Leo e Albertina.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Contação de histórias com Sandra Guzman
Histórias "Sem Nome" - Esse conjunto de três contos de tradição oral mexe com o público numa brincadeira de adivinhação para descobrir o nome de algum elemento da história. O enredo é cheio de pistas, tornando-se um mapa que Leva crianças e adultos ao caminho da descoberta. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Pedro Nava

Contação de histórias com Beth Daniel e seu Baú Encantado
Através de narrativas e fábulas, Beth e seu Baú transportam todos a conhecer novos lugares e outras culturas - orientais, indígenas, africanas - aguçando a imaginação de toda a família. O aspecto lúdico desperta o gosto pela leitura e envolve todos a descobrir o verdadeiro tesouro escondido no baú encantado.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Nuto Sant'Anna

Contação de histórias com Dielis
Os 7 novelos - essa história conta sobre 7 irmãos que brigavam o tempo todo, porém com a morte do pai e da mãe, eles têm uma função que é transformar novelos de lã em ouro, somente assim terão acesso a herança que o pai deixou. Então no momento em que eles param de brigar, começam a trabalhar juntos, costuram um lindo tecido e ganham pagamento em ouro pelo trabalho que fizeram. Essa linda história envolve música, integração dos ouvintes, reflexão sobre a importância da união , da família e deixar de lado as brigas e estarem mais juntos.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Contação de histórias com Liz Moura
A Pereira da Tia Miséria - Conta à história da Tia Miséria, uma velha senhora que vive de pedir esmolas e tem em seu quintal uma pereira. A mulher enfrenta problemas com os meninos do povoado que roubavam os frutos da árvore, que ela desejava vender para melhorar o seu sustento. Em um certo dia a senhora recebe a visita de um mendigo, que acolhe em sua casa e dá-lhe de comer e em troca recebe uma graça do mendigo, que confessa ser um anjo do céu. A Tia pede que aquele que subir na pereira não consiga descer sem seu consentimento. Feito isso, quando surge a Morte para buscá-la, a senhora pede a ela que colha algumas peras para a viagem e a Morte fica presa entre os galhos da árvore. Tia Miséria propõe, então, um trato: a Morte terá autorização para descer da árvore se prometer voltar para levá-la somente quando a Tia a chamar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 25 de janeiro às 16h - Biblioteca Cora Coralina

Contação de histórias com José Carvalho
José Carvalho (Zeca) conta histórias divertidas e reflexivas acompanhadas de brincadeiras musicais para crianças, jovens e adultos. Contar e ouvir histórias se resume em um abraço amigo, é perceber a existência do outro.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Contação de histórias com Adriana Chiovatto
Lendas Folclóricas - Os personagens do folclore são apresentados ao público com diversos elementos, músicas e caracterizações, deixando suas histórias ainda mais cativantes e interessantes para o público. As histórias de cada personagem são interligadas e, no ápice da contação, todos se encontram de maneira divertida, fazendo com que as crianças percebam a importância do folclore brasileiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Contação de histórias com Daniela Esteves
“Talvez eu seja um Elefante” do autor Jean - Claude Alpen com abordagem nas identidades e construção da subjetividade na infância. Os pequenos e suas famílias poderão refletir sobre a importância da diversidade cultural e identitária para melhor compreensão de si e do mundo para uma vida coletiva saudável. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Anne Frank
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Viriato Corrêa

 Contação de histórias com Juliana Bueno

Contação de histórias com Juliana Bueno
“Tripulias, tolices e talentos”, em suas andanças conheceu um tal de Pedro Malazarte, homem do mato, muito esperto, que gasta tudo quanto ganha e não se acanha diante de nenhuma dificuldade, personagem muito presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Com uma pesquisa voltada para a simplicidade no encontro com a palavra, a narradora usa pouquíssimos recursos cênicos: canções populares acompanhadas de pequenos instrumentos que ela mesma toca preparam o terreno de desafio e adivinhação, a voz e o corpo convocam para a brincadeira. É o encontro entre narradora, público e histórias que cria a maravilha. Entrelaçando histórias longas e curtas, brinquedos populares aparecem para animar a farra, que esse tal de Malazarte não é bobo e adora festar! Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Castro Alves

TEATRO

O Senhor dos Sonhos

O Senhor dos Sonhos
Cia. Núcleo
O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações. O "Senhor dos Sonhos", ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de "ajustar-se" às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que se vivem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade. A peça, assim, explora a riqueza e sabedoria do universo infantil, fazendo de Lucas um verdadeiro ícone de todas as crianças, ao materializar o anseio destas pela liberdade de viverem os seus sonhos. Mas salienta, principalmente, a importância da participação de pais e educadores, que a cada passo, e com redobrada atenção, quiçá saberão orientar e conduzir os caminhos dos pequenos, com compreensão, carinho e, principalmente, muita cumplicidade. Pois é desta cumplicidade e do carinho de sua mãe, que o velho Lucas relembra com maior emoção. Pois sabe que deste afeto nasceu a segurança para exercer sua arte de contar e escrever as histórias que o consagraram, como escritor de sucesso, pelo resto de sua vida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Das florestas aos vilarejos, histórias e cortejos

Das florestas aos vilarejos, histórias e cortejos
Cia Porto de Luanda
O projeto "Das florestas aos vilarejos, histórias e cortejos" é um ciclo de histórias brasileiras inspirado no imaginário popular brasileiro que valoriza as lendas, as crenças, os seres folclóricos, as raízes, a simplicidade, a natureza, a música, as brincadeiras e as festas, reunindo histórias das cinco diferentes regiões brasileiras: norte, sul, nordeste, sudeste e centro-oeste. Histórias de esperteza, de encantamento, de espanto, de animais falantes, de heróis bobos, de princesas corajosas, contos que explicam a origem de tantas coisas que há na terra, de seres fantásticos e até de alma do outro mundo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

A Menina e o Vento

A Menina e o Vento
Cia Porto de Luanda
O espetáculo narra a história de uma menina que se apaixona pelo vento e descobre que para namorá-lo precisará encontrar a concha mágica que a transformará em pássaro. Nesta busca, a menina encontrará pelo caminho muitos desafios e personagens folclóricos como o Zé, o Boizinho, o Boi Tatá e a Piaba que a ajudarão tornar seu sonho em realidade. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Morte, vá embora que eu quero brincar

Morte, vá embora que eu quero brincar
Cia. Núcleo
No mocambo dos negros, vilarejo do coração do mundo, Vivi Ikini e Lara, duas crianças negras, que com muita brincadeira se lançam na aventura de se livrar das armadilhas mortais que assolam seu povo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

O Guerreiro e o Curupira
Cia Porto de Luanda
O guerreiro e o curupira é uma história indígena que narra a vontade de um guerreiro ganhar o respeito do povo da sua aldeia e para isso decidiu sequestrar um filhote de curupira, mas as coisas não saíram conforme o planejado, resultando numa grande aventura e aprendizado.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Tecendo Histórias – A Lenda de Oraniã
Cia Porto de Luanda
Do livro “Erinlé, o caçador e outros contos africanos” fala de Oraniã, um caçador que passava longas jornadas fora, um dia ao voltar tudo estava diferente, seu avô havia morrido e somente lhes deixaram 21 varas de ferro, uma trouxa de pano com terra dentro e um galo. O que Oraniã fará com isso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Tecendo Histórias – Oya e o Búfalo
Cia Porto de Luanda
Do livro “OMO-OBA – Histórias de Princesas Guerreiras”, narra a história de Oiá, que desde de criança tinha como atributos a beleza, a graça, a rapidez, a determinação e a genialidade. Era de fato uma menina guerreira. Mas Oiá tinha um conhecimento que ninguém mais possuía: ela podia transformar-se em animais. Dentre eles, o búfalo era o que ela mais gostava. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 25 de janeiro às 15h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa