Projeto de compostagem da Prefeitura de São Paulo é finalista em premiação internacional

O programa “Feiras e Jardins Sustentáveis” foi selecionado pelo C40 Cities para o Bloomberg Philanthropies Awards 2019

A cidade de São Paulo é finalista da premiação internacional “C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards 2019” na categoria “Sustainable Waste Management” (Gestão Sustentável de Resíduos). O projeto “Feiras e Jardins Sustentáveis”, iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, oferece tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres.
Os vencedores de 2019 serão anunciados na próxima quinta-feira (10) durante a “C40 World Mayors Summit”, realizada na cidade de Copenhagen, na Dinamarca.

O projeto é uma parceria com as subprefeituras e as empresas de varrição Corpus (Pátios Ermelino Matarazzo e São Matheus), Sustentare (Pátios da Sé e Mooca) e Ecoss Ambiental (Pátio da Lapa). A iniciativa permite a transformação de restos de frutas, legumes e verduras (FLV) em composto orgânico, que é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, além da distribuição de forma gratuita aos feirantes e munícipes.

Graças ao processo de compostagem do material coletado em feiras livres da capital, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuir o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono.
Todos os cinco pátios têm capacidade de retirada anual de aproximadamente 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos dos aterros sanitários, transformando-os em cerca de 420 toneladas/ano de composto de qualidade. De agosto de 2015 a abril de 2019, foram desviadas cerca de 9.300 toneladas de resíduos orgânicos, que geraram em torno de 1.860 toneladas de adubo de qualidade.

Endereços dos Pátios
+ Lapa: Av. José Maria de Faria, n° 487 - Lapa de Baixo.
+ Sé: Av. do Estado, n° 3330 – Canindé.
+ Mooca: R. Cirino de Abreu, n° 456 – Guaiauna.
+ São Mateus: R. Forte de Araxá, n° 409 - Parque São Lourenço.
+ Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kyoshi Shimuta, próximo ao nº 111


C40
O C40 é uma rede das megacidades do mundo comprometidas em promover iniciativas a respeito das mudanças climáticas. O C40 apoia as cidades a colaborar de forma eficaz, compartilhar conhecimento e conduzir ações significativas, mensuráveis e sustentáveis sobre as mudanças climáticas.

O C40 Cities conecta 94 das maiores cidades do mundo com o objetivo de tomar ações climáticas ousadas, abrindo caminho para um futuro mais saudável e sustentável.
Representando mais de 700 milhões de cidadãos e um quarto da economia global, os prefeitos das cidades C40 estão comprometidos em cumprir as metas mais ambiciosas do Acordo de Paris em nível local, e limpar o ar que respiramos.