Em dezembro de 2015, a cidade de São Paulo ganhou o projeto de compostagem chamado Feiras e Jardins Sustentáveis. Trata-se de uma iniciativa da AMLURB que consiste em oferecer tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos de feiras livres da capital.
Na prática, o projeto se inicia nas feiras com a participação das equipes de educação ambiental das empresas de varrição, que orientam os feirantes a participarem do projeto e deixarem os restos de frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo, dispostos em sacos da Prefeitura. Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e os encaminham para os pátios de compostagem da cidade.
Chegando no pátio, esses resíduos são misturados com restos de poda de árvore picada e palha. Após isso, são dispostos em leiras (canteiros) onde acontece o processo de compostagem, que leva em torno de 120 dias. Por fim, esses resíduos são transformados em composto orgânico de qualidade, que são distribuídos gratuitamente à população.
Ao todo, a cidade de São Paulo conta com cinco Pátios de compostagens, são eles: Lapa, Sé, Mooca, São Mateus e Ermelino Matarazzo. As unidades possuem capacidade de recebimento de até três mil toneladas de resíduos por ano e processamento de até 600 toneladas de composto, no mesmo período.
O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente. De janeiro a agosto de 2020 os pátios receberam 7,1 mil toneladas de resíduos orgânicos – desse total foram produzidas 1,4 mil toneladas de composto orgânico.
Pátio de Compostagem Lapa
A fim de cumprir as metas do Programa Nacional de Resíduos Sólidos, o primeiro Pátio de compostagem da cidade foi inaugurado como projeto piloto em dezembro de 2015, na Lapa, região oeste da capital. O Pátio conta com nove leiras para receber os resíduos orgânicos de 24 feiras livres da zona oeste da capital.
Endereço: Avenida José Maria de Faria, n° 487.
Pátio de Compostagem Sé
Depois dos testes e experiências adequadas ao Pátio de Compostagem da Lapa, a Prefeitura, por meio da AMLURB, inaugurou mais quatro unidades em 2018. Em setembro de 2018, a região da Sé foi contemplada com 2º Pátio de Compostagem da cidade.
O terreno, com 5.563 m², localizado próximo à Avenida do Estado, região Central, conta com 10 leiras (canteiros) e recebe cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos por semana, vindos das 32 feiras livres nos bairros: Bela Vista, Liberdade, Consolação, República, Sé, Santa Cecília, Bom Retiro e Cambuci.
Endereço: Avenida do Estado, n° 3.330.
Pátio de Compostagem Mooca
Em novembro de 2018 ocorreu a abertura primeiro pátio de compostagem na Zona Leste – o terceiro da cidade. O terreno com 4.539 m² conta com nove leiras (canteiros), que recebem semanalmente cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), vindos das 44 feiras livres dos bairros: Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.
Endereço: Rua Cirino de Abreu, n° 456.
Pátio de Compostagem São Mateus
A quarta estrutura foi inaugurada no dia 18 de dezembro. Localizado na Zona Leste, o Pátio São Mateus, conta com 3.100 m², dispõe de nove leiras. O pátio recebe os resíduos orgânicos das feiras livres das subprefeiturasde Itaquera, Sapopemba, Cidade Tiradentes e São Mateus.
Endereço: Rua Forte de Araxá, n° 409.
Pátio de Compostagem Ernelino Matarazzo
Em janeiro de 2019, a zona leste ganhou o quinto Pátio de Compostagem do município. O Pátio Ermelino Matarazzo conta com 3.264 m² e dispõe de nove canteiros que podem receber, semanalmente, até 60 toneladas de resíduos orgânicos provenientes de 16 feiras livres.
Endereço: Eduardo Kiyoshi Shimuta - próximo ao nº 111
Endereços dos Pátios de Compostagem
Lapa: Avenida José Maria de Faria, n° 487.
Sé: Avenida do Estado, n° 3.330.
Mooca: Rua Cirino de Abreu, n° 456.
São Mateus: Rua Forte de Araxá, n° 409.
Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta - próximo ao nº 111.
Horário de Funcionamento e Visita
O horário de funcionamento dos pátios é de terça-feira a domingo, das 14h às 22h.
Caso haja interesse de visita ou retirar composto orgânico, entrar em contato pelo e-mail: compostagem@prefeitura.sp.gov.br