Amlurb realiza formatura do primeiro curso de marcenaria com catadores de materiais recicláveis

Materiais descartados pela população nos ecopontos foram reutilizados durante as aulas

 

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Amlurb, irá formar nesta sexta-feira (23) a primeira turma do curso “Princípios Básicos de Marcenaria” com catadores de materiais recicláveis na Unidade Produtiva José Bonifácio, na Zona Leste. Ao todo 36 alunos receberão o certificado durante o evento, que também contará com a presença do Presidente da Autarquia, Edson Tomaz de Lima Filho. A segunda turma começa na segunda-feira (26), e a previsão é que sejam formados até o final do curso, em outubro deste ano, cerca de 160 catadores.

O principal objetivo do curso, que faz parte do Programa Reciclar para Capacitar, foi recuperar os materiais volumosos como sofás, cadeiras e mesas que são descartados pela população nos Ecopontos, ensinando aos catadores os princípios da marcenaria, com noções básicas de reaproveitamento de móveis.

Durante as 100 horas do curso os catadores tiveram aulas de montagem e desmontagem, uso de pregos, parafusos, ferramentas e equipamentos diversos; acabamentos de superfícies; uso de tintas; colas; vernizes; noções de tapeçaria; técnicas de acabamentos de móveis; marcenaria sustentável e geração de renda.

“Nosso objetivo com o curso é desenvolver os catadores, por meio da capacitação profissional, para que eles gerem uma fonte de renda e trabalho através da reciclagem desses materiais. Ao final de todas as turmas está prevista a criação de uma cooperativa de reciclagem especificamente desses materiais”, diz Túlio Rossetti, Gerente de Informação e Pesquisa da Amlurb.

Programa Reciclar para Capacitar

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Amlurb, investiu no Reciclar para Capacitar, um programa de formação básica em materiais recicláveis para profissionalizar 2.120 catadores atuantes no município. Em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) foram oferecidos três cursos presenciais simultaneamente em onze Subprefeituras, kit alimentação e auxílio-curso. Esse programa faz parte do convênio com a Subsecretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

O programa é uma iniciativa da Amlurb para atingir a meta 28 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo 2019 -2020, que estabelece a qualificação técnica de 2.100 pessoas na gestão das cooperativas, sistema de monitoramento de sua sustentabilidade e inserção social de integrante.