Responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos é tema do último workshop

A Amlurb e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente apresentaram os objetivos e diretrizes do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em resíduos sólidos (PEACS)

Como peça importante para consolidação das ações do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), o município de São Paulo lançou durante a 5ª edição da Expo Catadores o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em resíduos sólidos (PEACS). No dia anterior a solenidade de assinatura do decreto, em 02/12, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente apresentaram os objetivos e diretrizes do projeto, propiciando troca de experiências.

“Precisamos envolver o cidadão nas ações cotidianas para que faça a segregação em sua residência. Se não houver um programa de educação ambiental formal, instituído por decreto, dialogado e matricial do Governo não vai adiantar e a gente não põe nada de ‘pé’. É fundamental que esse programa tenha adesão da sociedade”, afirmou o presidente da Amlurb.

O programa foi coordenado pelas Secretarias de Serviços e do Verde e Meio Ambiente e, também, pela Umapaz (departamento de Educação Ambiental da prefeitura). A Secretaria da Educação faz parte do comitê inter-secretarial, assim como as secretarias de Saúde, Trabalho e Direitos Humanos.

“É uma grande satisfação para nós, neste evento, apresentar um programa como esse. Os catadores têm uma importância singular nessa ação de educação ambiental da cidade, porque fazem isso de forma cotidiana, informal e com responsabilidades e, muitas vezes, são invisíveis para sociedade”, concluiu o presidente da autarquia.

As estratégias e os objetivos do programa foram proferidos pelo André Alcantara, da Umapaz, ressaltando a importância das ações com o gerenciamento da responsabilidade compartilhada.

Nina Orlow, da Rede Nossa São Paulo e Miriam Dualibi, do Instituto Ecoar relataram como foram traçados os objetivos e estudos durante 11 meses de elaboração do programa e relataram algumas ações. “Já selecionamos 50 catadores pelo fundo privado para atuarem nas regiões onde a coleta seletiva está sendo ampliada. Queremos mostrar a importância da reciclagem por meio do trabalho do catador que sempre foi um agente ambiental. Portanto, essa atual gestão está mostrando que é possível fazer o trabalho com uma ação compartilhada. Nosso objetivo é formar uma cidade mais sustentável”, relatou Miriam.

Os principais resultados do projeto consumo sustentável da subprefeitura da Lapa, apresentados pela Gina Rizpan do Instituto 5 Elementos, serviram de exemplo e troca de experiências durante a apresentação do PEACS.

O projeto foi desenvolvido em três etapas. A primeira foi a elaboração do diagnóstico de gestão de resíduos sólidos urbanos da região. Depois foram identificados e articulados 40 parceiros que atuam no distrito possibilitando o planejamento de 97 ações conjuntas e individuais visando reduzir a produção de resíduos e ampliar a coleta seletiva.

“A terceira etapa foi a realização de 12 oficinas envolvendo 357 parceiros, lideranças comunitárias e organização da sociedade civil com o consumo e descarte sustentável de resíduos na região. Ao longo do projeto a área de comunicação desenvolveu uma série de ações, produzindo 26 notícias, site, facebook e produção de 85 mil mapas/folder sobre consumo e descarte sustentável na subprefeitura da Lapa mostrando onde estão localizados as cooperativas de coleta seletiva, pontos de descarte de óleo e resíduos perigosos, endereços dos ecopontos, entre outros”, apresentou Gina, mostrando o mapa ilustrativo.

O PEACS visa estabelecer atividades de caráter educativo e pedagógico, em colaboração com entidades do setor empresarial e da sociedade civil organizada; articulação com a Política Nacional de Educação Ambiental; ações educativas com os agentes envolvidos com os sistemas de coleta seletiva e logística reversa; ações educativas com relação ao consumo sustentável e à responsabilidade compartilhada; apoio à pesquisa sobre resíduos sólidos; planos de produção e consumo sustentável; capacitação de multiplicadores da gestão integrada de resíduos sólidos; divulgação os conceitos relacionados com a coleta seletiva, com a logística reversa, com o consumo consciente e com a minimização da geração de resíduos sólidos.