Amlurb recebe alunos da Fundação Getulio Vargas

Estudantes foram recebidos pela coordenadora de educação ambiental, Ana Soraya Nascimento. A visita faz parte do projeto Jornada de Administração Pública da FGV

Nesta quinta-feira (23/10) a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) recebeu 12 alunos da Fundação Getulio Vargas. A visita faz parte do projeto Jornada de Administração Pública da FGV que tem como objetivo expor os estudantes a diversas temáticas da ação pública.

Além da visita em Amlurb para conhecerem as ações que estão sendo desenvolvidas para aumentar o percentual da reciclagem e reduzir os resíduos atualmente dispostos em aterros sanitários, os estudantes tiveram a oportunidade de entender o funcionamento e conversar com os cooperados da Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, localizada em Santo Amaro. “Nesta jornada estamos realizando a ‘Imersão Urbana’, que tem o intuito de levar os estudantes para terem contato com experiências inovadoras na administração pública. Essa vivência contribuiu para nossa formação profissional e acadêmica porque conhecemos de perto a complexidade que envolve toda a gestão de resíduos da cidade”, explica Letícia Menoita, aluna do 4º semestre de graduação e integrante da equipe organizadora deste evento.

Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora de educação ambiental da Amlurb, Ana Soraya Nascimento, que realizou exposição abordando todo o contexto do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), decretado pelo prefeito Fernando Haddad em abril último, os objetivos e as diretrizes da coleta seletiva, o trabalho desenvolvido junto com as cooperativas de triagem e a elaboração do plano de educação ambiental. A ocasião propiciou espaço de diálogo e questionamentos.

“A atual gestão está com total empenho e dedicação para atingir todas as metas previstas no PGIRS, com o diferencial que é a elaboração do plano de educação ambiental, o primeiro planejado no Brasil. Queremos conscientizar a população sobre todas as etapas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos que é a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final adequada”, explicou Soraya.

O mestrando em Administração Pública, Thomaz Anderson Barbosa Silva, afirmou que a visita técnica na CMT e a palestra realizada em Amlurb possibilitaram o contato com uma prática inovadora, em que o governo municipal, a concessionária que presta o serviço público e a cooperativa de catadores de materiais recicláveis trabalham em conjunto para a produção de conhecimento técnico a ser convertido em benefícios diretos aos munícipes.

“Ao abrir suas portas, recepcionando nossos questionamentos sobre o manejo dos resíduos em São Paulo, a Amlurb mostra-se fiel aos princípios de transparência e participação social, fundamentais à gestão democrática na esfera pública. A sociedade precisa se conscientizar o quanto antes para o correto manejo dos resíduos por ela produzidos. A sustentabilidade agradece”, relatou o Thomaz.