Autoridade de Limpeza Urbana de São Paulo promove ações de conscientização para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente

Entre as iniciativas oferecidas estão pontos de coleta em terminais de ônibus e parques; anúncio de recebimento de gesso nos Ecopontos e inauguração de duas novas unidades; e campanha educativa nas papeleiras


Foto: Divulgação AMLURB

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada entre 1 e 5 de junho, a cidade de São Paulo receberá diversas ações educativas para incentivar o descarte correto de resíduos sólidos. Durante a primeira semana de junho, sete terminais de ônibus e o Parque da Juventude disponibilizarão pontos de troca de recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado por composto orgânico e sabão em barra. Em outra iniciativa, serão inaugurados dois novos Ecopontos na região da Zona Leste, além do anúncio de recebimento de gesso nas 120 unidades – de maneira gradativa.

As atividades, promovidas pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) e Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), ocorrem em toda capital paulista e buscam conscientizar a população para diminuir o impacto dos resíduos no meio ambiente.

Os pontos de coleta estarão distribuídos em sete terminais de ônibus e no Parque da Juventude a partir desta quarta-feira (2), das 10h às 16h - a ação é uma parceria da AMLURB, com a SPTrans e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) . Os locais funcionam como pontos de troca, onde materiais recicláveis e eletrônicos podem ser trocados por saquinhos de composto orgânico – produzido nos pátios de compostagem da cidade; e óleo de cozinha usado por sabão em barra, que foi reaproveitado do próprio material. A coleta dos materiais será realizada por agentes ambientais, que também atuarão na conscientização da região.

Os materiais recicláveis coletados nos pontos de troca serão destinados prioritariamente para às cooperativas de reciclagem habilitadas na AMLURB, a fim de fomentar e contribuir com a geração de renda de 940 famílias de cooperados. Já os resíduos eletrônicos serão encaminhados para Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia; e o óleo de cozinha usado será destinado para o Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.
 

Recebimento de gesso nos Ecopontos
A partir de sexta-feira (4), cerca de 30 Ecopontos começarão a receber e reciclar gesso – material que antes não era aceito nas unidades. Essa importante iniciativa para cidade busca diminuir o descarte irregular desse material, além de ampliar a quantidade de resíduos aceitos nos Ecopontos – atualmente os equipamentos recebem gratuitamente recicláveis, entulho, poda de árvore e grandes objetos. O projeto será implantado gradativamente para demais unidades.

“O recebimento de gesso nos Ecopontos é um grande avanço para gestão de resíduos sólidos na cidade de São Paulo. É a soma de esforços da administração pública em parceria com o setor privado para combater o descarte irregular desse material nas ruas e contribuir com a preservação do meio ambiente”, diz Roberto Perosa, Presidente da AMLURB.
Para a implantação dessa iniciativa, a AMLURB realizou um projeto piloto por oito meses em algumas unidades para testar a viabilidade técnica e adesão da população. Durante esse período, foram recebidas e recicladas cerca de 8 mil toneladas de gesso.
 


Foto: Caixa de gesso no Ecoponto/ Divulgação

A fim de expandir os equipamentos públicos para o descarte correto e voluntário na cidade, na mesma data serão inaugurados dois novos Ecopontos na zona leste, localizados na Subprefeitura de São Miguel Paulista – Ecoponto Jardim Romano e Ecoponto Jardim Helena, que contará com a presença das autoridades envolvidas.
 

 

Campanha educativas nas papeleiras



Foto: Divulgação AMLURB

 

As mais de 144 mil papeleiras distribuídas pelas vias da cidade começaram a receber nesta semana novos adesivos com frases educativas. Com três diferentes frases, “Lugar de lixo é aqui ”, “Lugar de lixo é no lixo” e “Lixo no chão, não! ”, a campanha reforça a importância do descarte correto nas vias. Diariamente são coletadas cerca de oito mil toneladas resíduos no serviço de varrição e lixeiras. A adesivação nos equipamentos acontecerá de maneira gradativa ao longo deste ano.

 

Serviços - Semana do Meio Ambiente

Pontos de coleta
Quando: 02 a 05 de junho
Horário: 10 às 16h

Endereços:
Terminal Mercado - Av. do Estado, nº 3.350
Terminal Grajaú - Rua Giovanni Bononcini, nº 77
Terminal Vila Prudente - Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, nº 1359
Terminal Lapa - Praça Miguel Dell Erba, nº 50
Terminal A. E. Carvalho - Av. Imperador, 1.401 - Cidade A. E. Carvalho
Terminal Capelinha - Estrada de Itapecerica, nº 3.222
Terminal Pinheiros - Rua Gilberto Sabino nº 130
Parque da Juventude - ao lado do metrô Carandiru


Inauguração dos Ecopontos

Ecoponto: Jardim Helena
Quando: sexta-feira, dia 4 de junho
Horário: 10h 
Endereço: Rua Cosme dos Santos com a Rua Macapera – Jd. São Martinho

Ecoponto: Jardim Romano
Endereço: Rua Duarte Martins Mourão, 307.