Amlurb marca presença no evento "Waste Finance Academy"

Funcionários divulgaram o Movimento Recicla Sampa, que visa ampliar a reciclagem na cidade de São Paulo

A Amlurb marcou presença em Gana no “Waste Finance Academy”, evento organizado pela C40 Cities Climate Leadership Group - Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, onde divulgou o Movimento Recicla Sampa, que visa ampliar a reciclagem na cidade de São Paulo. Os funcionários Túlio Rossetti e Helena Terzella do departamento de Planejamento e Desenvolvimento representaram a Autarquia no encontro, onde foram recepcionados pelo Prefeito da cidade de Acra, Mohammed Sowah.

A Iniciativa de Resíduos Sólidos Municipais do CCAC fornece uma força catalisadora para reduzir as emissões nas etapas da gestão municipal de resíduos sólidos apoiando as cidades em vários esforços, incluindo o fechamento e fechamento de lixões abertos, capturando e utilizando gás de aterro e garantindo o manuseio adequado de resíduos e o gerenciamento de produtos orgânicos.

Com o foco no aprendizado sobre financiamento de infraestrutura de resíduos nas cidades do hemisfério Sul do mundo, a Academia de Finanças de Resíduos de 2019 reuniu autoridades responsáveis pela gestão de resíduos e pela gestão financeira em cidades como Accra de Gana, Adis Abeba da Etiópia, Blantyre do Malawi, Dar es Salaam da Tanzânia, Dhaka de Bangladesh, Durban, Tsuane e Johanesburgo da África do Sul, Campala de Uganda, Lagos da Nigéria, Medan da Indonésia e Nairóbi do Quênia.

Proporcionado um vínculo mais forte entre os projetos de gestão de resíduos em uma cidade e suas implicações financeiras, para obter investimento e sustentabilidade financeira de novas projetos de resíduos a curto e longo prazo. Promovendo o intercâmbio de informações e dados entre as cidades e membros, especialmente em iniciativas bem-sucedidas no financiamento de projetos de resíduos.

Sobre o Movimento Recicla Sampa
Em fevereiro deste ano, foi lançado o Recicla Sampa, um movimento para ampliar a coleta seletiva na capital baseado em uma plataforma online de amplo conteúdo com vídeos, webdocs, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias da cidade, do Brasil, do mundo e entrevistas para orientar e informar os cidadãos que é preciso aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista. A ação é resultado da parceria entre a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio institucional da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza. O Movimento atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.

Sobre a AMLURB
Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

Informações Imprensa
Comunicação Amlurb
imprensaamlurb@prefeitura.sp.gov.br
(11) 3397-1802