Prefeitura de São Paulo promove ações de conscientização sobre reciclagem no Aeroporto de Congonhas

Evento acontece em comemoração a Semana do Meio Ambiente do Aeroporto e recebe apoio do Movimento Recicla Sampa

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com a Infraero Aeroportos está promovendo uma série de ações no Aeroporto de Congonhas para celebrar internamente a Semana do Meio Ambiente. As ações consistem em instalação de tenda com distribuição de informativos educativos, composto orgânico, palestra para os funcionários e instalação de vídeos nos painéis digitais, a fim de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos recicláveis e ampliar a coleta seletiva na capital.

Na tenda estavam presentes dois agentes ambientais que distribuíram cerca de 200 saquinhos de composto orgânico, provenientes dos Pátios de Compostagem da cidade e panfletos educativos. Os agentes também estão disponíveis para tirar quaisquer dúvidas sobre o processo de reciclagem.

Os vídeos de campanhas do Recicla Sampa estão veiculados nos 35 painéis digitais distribuídos por todo o Aeroporto, a fim de mostrar a importância de separar o lixo em dois: recicláveis e lixo comum, aos 80 mil passageiros, funcionários e acompanhantes que circulam por dia no Aeroporto. Os vídeos ficarão vigentes por dois meses e impactarão cerca de 4,8 milhões de pessoas durante o período.

Os funcionários também receberam uma palestra especial da Amlurb na qual a Coordenadora de Educação Ambiental, Marcia Metran ministrou a palestra “Recicla Sampa – Divulgação do Movimento do Incentivo à Reciclagem”. Na palestra foi explicado o que são resíduos sólidos urbanos, serviços de zeladoria, Movimento Recicla Sampa e sua importância para conscientizar a população.

Sobre o Movimento Recicla Sampa
Em fevereiro deste ano, foi lançado o Recicla Sampa, um movimento para ampliar a coleta seletiva na capital baseado em uma plataforma online de amplo conteúdo com vídeos, webdocs, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias da cidade, do Brasil, do mundo e entrevistas para orientar e informar os cidadãos que é preciso aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista. A ação é resultado da parceria entre a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio institucional da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza. O Movimento atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.

Sobre a AMLURB

Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

Informações Imprensa
Comunicação Amlurb
imprensaamlurb@prefeitura.sp.gov.br
(11) 3397-1804