A cidade de São Paulo inicia junho com as novas empresas de zeladoria responsáveis pelos serviços de instalação de lixeiras, varrição, retirada de entulho, limpeza de bueiro, operação de ecopontos, pátios de compostagem, pinturas de guias, entre outros. Durante os três anos de vigência dos contratos, a economia global será de R$ 684 milhões em relação ao contrato anterior – R$ 19 milhões por mês.
Para ampliar a concorrência da licitação e a fim de garantir preço e qualidade, a Prefeitura dividiu a cidade em seis áreas, os chamados lotes. “Acreditamos que essa estratégia foi fundamental para o sucesso da licitação, que contou com 18 propostas para chegarmos a este resultado. Agora estamos trabalhando para termos uma transição tranquila e eficiente para a cidade”, comenta Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Amlurb.
Com o início dos novos consórcios, automaticamente os contratos emergenciais de varrição foram encerrados. Além da economia de recursos públicos, cerca de 22% ao mês, os serviços serão melhores, já que a Prefeitura fez adequações e ajustes no edital a fim de propor melhorias na execução dos serviços de limpeza urbana. Foram incluídas, por exemplo, a destinação final dos resíduos, triagem e tratamento adequado dos recicláveis. Com essa mudança, as empresas passam a enviar os resíduos às cooperativas e às centrais mecanizadas.
Nos próximos meses os agentes de limpeza também estarão de cara nova, pois os uniformes dos profissionais passarão por uma modernização, com mais refletivos, modelo feminino e a mudança de cor, do tradicional verde para o laranja. Os caminhões também passarão por uma reformulação de layout.
Consórcios por área
Lote 1: A Corpus Saneamento e Obras Ltda. ficará responsável pela Zona Leste da cidade, cobrindo a região das subprefeituras Itaquera, Ermelino Matarazzo, São Mateus, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista e São Miguel Paulista.
Lote 2: A Sustentare Saneamento S. A. ficará responsável pela região central, na área das subprefeituras Sé e Mooca.
Lote 3: O consórcio Locat SP atuará nas regiões das subprefeituras Vila Mariana, Jabaquara, Cidade Ademar, Ipiranga, Vila Prudente e Aricanduva/Formosa.
Lote 4: O Consórcio Limpa SP atuará na Zona Norte, cobrindo as subprefeituras Freguesia/Brasilândia, Casa Verde, Santana, Jaçanã/Tremembé, Vila Guilherme e Penha.
Lote 5: O Consórcio Ecoss Ambiental atuará na Zona Oeste, entre as subprefeituras Pinheiros, Butantã, Lapa, Pirituba/Jaraguá, e Perus.
Lote 6: O Consórcio SCK – Eco Sampa atuará na região das Subprefeituras Campo Limpo, Santo Amaro, M’Boi Mirim, Capela do Socorro e Parelheiros.
