Prefeitura inicia plano de limpeza urbana para o carnaval da cidade investindo em reciclagem

Autoridade Municipal de Limpeza Urbana contará com o apoio de mais de 4 mil equipamentos públicos


Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) iniciará o plano de gestão de limpeza urbana para o Carnaval de São Paulo 2019. Para este ano, a meta da autarquia é resgatar o máximo de resíduos descartados nas vias, a fim de encaminhar 100% do material recolhido às duas Centrais Mecanizadas de Triagem da Prefeitura para reciclagem. Ao todo, a operação contará com cerca de 1.840 agentes de limpeza e uma frota de 214 veículos.

“Normalmente, todos os resíduos coletados durante as varrições na cidade, são encaminhados para os aterros sanitários. Neste ano, a dinâmica será diferente, enviaremos todos para serem triados e reciclados” comenta Edson Tomaz Filho, Presidente da Amlurb.

A prefeitura municipal espera que a cidade reúna aproximadamente 5 milhões de foliões nas três semanas de festas com 516 blocos e 556 desfiles. Nas áreas de concentração, as equipes de limpeza da Amlurb reforçará sua atuação com uma frota de 214 veículos, entre eles, caminhões, varredeiras mecanizadas, bicicletas e mototriciclos. Em relação a equipamentos, a cidade terá a cobertura de 236 containers, 214 cestos aramados, 92 Pontos de Entregas Voluntarias (PEVs) e instalação de cerca de 3 mil papeleiras.

Na última edição do carnaval de rua, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana recolheu aproximadamente 958 toneladas de lixo. A previsão para este ano é coletar cerca de 14% a mais que 2018 – correspondendo cerca de um mil de toneladas de lixo.

Educação Ambiental
Além da operação de limpeza urbana, a autarquia também busca conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Recentemente, São Paulo lançou o Recicla Sampa, um movimento para ampliar a coleta seletiva na capital baseado em uma plataforma online de amplo conteúdo com vídeos, webdocs, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias da cidade, do Brasil, do mundo e entrevistas para orientar e informar os cidadãos que é preciso aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista.
A ação é resultado da parceria entre a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio institucional da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza. O Movimento atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.

Sobre a AMLURB
Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

Informações Imprensa
Comunicação Amlurb
imprensaamlurb@prefeitura.sp.gov.br
(11) 3397-1802