Livro que fala sobre gestão de resíduos e limpeza urbana é lançado em São Paulo

Foto: Jorge Yasuo/Ilume

O secretário de Serviços, Alberto Serra, e o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão Figueiredo, participaram nesta sexta-feira (01/07) de cerimônia de lançamento do livro “São Paulo – Gestão de Resíduos e Limpeza Urbana para 12 milhões de pessoas” realizada no Salão de Eventos do Mercado Municipal de São Paulo.

A publicação, que é patrocinada pelas empresas concessionárias dos serviços de limpeza urbana da capital – EcoUrbis, Inova, Loga e Soma-, traça um cenário do lixo no século XXI, inserindo nesse contexto os desafios que as cidades têm para planejar, estruturar, implementar e fiscalizar o manejo correto dos resíduos, como forma de que cheguem cada vez em menor proporção aos aterros.

Entre os destaques, o livro cita a importância dos catadores, parte deles organizada em cooperativas, no processo da coleta seletiva. De uma atividade antes meramente utilizada como forma de sobrevivência ou meio para vencer um período de dificuldades, hoje ela se reveste como fator preponderante de inclusão social para esses profissionais. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que a atividade não beneficia apenas o catador, e sim todo seu núcleo familiar. Isso significa a retirada da situação de vulnerabilidade de 1,4 milhão de pessoas, das quais 700 mil são crianças.

Explica também porque a exploração econômica da coleta seletiva é fundamental para o surgimento de resultados significativos, já que, além de gerar negócios, evita custos pesados às cidades de manutenção de aterros e prospecção de novas áreas para deposição do lixo.

“Temos de ter a consciência de que todos somos geradores de resíduos, daí a importância da educação ambiental para que os desafios que se impõem aos gestores das cidades sejam cada vez mais minizados”, disse Brandão Figueiredo, presidente da Amlurb.

Por sua vez, o secretário Alberto Serra lembrou que transformar resíduos em algo que pode ser reaproveitado é a palavra-chave daqui para frente.

Durante o evento, foram homenageados funcionários das concessionárias dos serviços de limpeza:

Categoria Cidadão Zelador - Antônio Urbano Marques da Silva, da Loga. Na empresa desde 1998, começou como varredor e passou por vários cargos até chegar a encarregado da coleta de resíduos sólidos do centro de São Paulo;

Categoria Educação Ambiental – Ionilton Araújo, um dos idealizadores do projeto Varre Vila;

Categoria Meio Ambiente e Direitos Humanos – Reagan Muki Malio. Oriundo do Congo, faz parte de um grupo de 310 imigrantes que trabalham na Loga. Reagan é engenheiro agrônomo e atua no Pátio de Compostagem da Lapa.

Categoria Esportista Cidadão – Ivanildo Dias de Souza, coletor da EcoUrbis. Na empresa desde 2005, chegou em 25.o lugar na última São Silvestre;

Categoria Gestão em Reciclagem – Dulce Alves de Andrade, fundadora da Cooperativa Chico Mendes.

Presentes também no evento: André Meira, diretor da Soma; Valter Freitas, superintendente de Operações da EcoUrbis, Reginaldo Bezerra, presidente da Inova; Edson Steck, diretor de Operações da Loga.