Prefeito elogia serviços de limpeza urbana na Operação Chuvas de Verão

Trabalhos foram destacados durante apresentação do relatório final do projeto nesta segunda-feira (2/5), no auditório da Prefeitura

Durante a apresentação do relatório final da Operação Chuvas de Verão 2015-2016, realizada em evento no auditório da Prefeitura nesta segunda-feira (2/5), o prefeito Fernando Haddad destacou a eficiência dos trabalhos coordenados pela Secretaria de Serviços — por intermédio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e das empresas contratadas — especialmente a limpeza de bueiros e vias públicas.
Entre novembro de 2015 e abril último, a empresa Soma (regiões Sul e Leste) dedicou especial atenção à limpeza de 182.115 bocas de lobo, contribuindo para evitar a formação de pontos de acúmulo de água. Nas áreas de atuação da Inova (Norte, Oeste e Central), 220 mil bocas de lobo foram limpas. A média de limpeza foi de 60 a 100 bueiros por dia.
A Soma coletou 1.847 toneladas de resíduos nas bocas de lobo; 14.581 toneladas no serviço de varrição de vias; e 30.504 toneladas de materiais volumosos em pontos de descarte irregular. Já a Inova registrou 518 toneladas de lixo recolhido nas bocas de lobo e limpeza de 328 pontos de alagamento.
“A limpeza das bocas de lobo e ramais melhorou muito, inclusive com novas tecnologias”, afirmou o prefeito, fazendo referência à instalação de sensores nos bueiros localizados em pontos críticos de alagamento, o que agiliza o trabalho.
O balanço positivo merece ainda mais destaque quando se leva em consideração o fato de que foi o terceiro verão mais intenso desde 1950, quando começaram as medições de chuva, com volume acumulado de 145,3 mm até o último dia 13, e não houve ocorrência grave. Em termos de intensidade, o primeiro e o segundo lugar são ocupados pelas temporadas 97/98 e 82/83, respectivamente.
Para a vice Nádia Campeão, a Prefeitura cumpriu o que propôs da melhor forma possível, atendendo as demandas da população com rapidez “É um trabalho que as pessoas nem sempre vão ver, mas da maior importância, porque reduz os danos para a cidade.”

Integração

O ato na Prefeitura contou ainda com as participações dos representantes dos diversos órgãos municipais também envolvidos na Operação, que trabalharam de maneira integrada e também receberam elogios do prefeito, como as secretarias de Coordenação de Subprefeituras, Governo, Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente, além da Defesa Civil e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A Amlurb foi representada pelo presidente, Ricardo Brandão Figueiredo, e o gerente de Fiscalização, Evaldo Freitas.