Perus ganha sistema de coleta mecanizada com bigtainer

Nesta quarta-feira (30/3), o secretário de Serviços, Simão Pedro, participou da inauguração do equipamento, que apresenta uma série de vantagens para a comunidade

Foto: Amlurb


O secretário de Serviços, Simão Pedro, participou nesta quarta-feira (30/3), no Recanto dos Humildes, em Perus, da inauguração de um bigtainer, equipamento subterrâneo de coleta domiciliar mecanizada que apresenta uma série de vantagens para a comunidade. A iniciativa é da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e da Loga — concessionária atuante na região Noroeste da cidade.
Ainda em fase de testes no local, o sistema funciona da seguinte maneira: o munícipe leva o resíduo devidamente ensacado e abre a tampa do bigtainer com um cartão magnético que receberá da empresa. Depois de depositar, fecha a tampa manualmente. O container tem 20 metros cúbicos e capacidade para armazenar cerca de dez toneladas de resíduos, como orgânicos (alimentos) e embalagens diversas (desmontadas).
Não podem ser descartados pneus, materiais de construção, cigarros acesos e outros objetos em chamas, móveis e podas, produtos resultados de queima, pilhas e baterias e substâncias tóxicas, como tintas, derivados de petróleo e ácidos. Ao atingir o ápice de armazenamento, o equipamento emite um sinal para a central da empresa, que realiza a coleta.
Entre os diversos benefícios apresentados pelo sistema estão o fim do mau cheiro decorrente da exposição dos resíduos nas calçadas; a melhoria do visual da comunidade; a diminuição do risco de entupimento de bueiros; e a possibilidade de o morador depositar os sacos a qualquer hora do dia.
“Tenho certeza de que isso será um marco. É uma luta antiga de muita gente e agora vamos conseguir deixar esse lugar mais bonito para a comunidade”, afirmou o secretário.
Simão Pedro agradeceu ainda a colaboração da Loga, representada no ato de inauguração pelo diretor de operações Edson Steck, e do subprefeito de Perus, Sérgio Moraes. A Subprefeitura reformou espaço de lazer, com brinquedos e aparelhos para exercícios físicos, em área próxima ao bigtainer.
O sistema beneficia principalmente os moradores das ruas Recanto dos Humildes e Nandiras, locais de difícil acesso para os caminhões, mas não significa a interrupção da coleta convencional, que continuará sendo realizada às terças, quintas e sábados, no período diurno.

Conscientização
A Loga desenvolve trabalho de educação ambiental da comunidade, com a distribuição de materiais explicativos sobre o funcionamento do sistema e como devem proceder os grandes geradores (estabelecimentos e prédios comerciais que geram acima de 200 litros de resíduos). A Inova, empresa de limpeza urbana responsável pelas regiões Norte, Oeste e Central, também orienta os moradores para que não realizem o descarte irregular de entulhos e procurem o ecoponto mais próximo (Rua Sales Gomes, 415. Mais informações aqui: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626).
No município, há outros quatro bigtainers instalados: no Mercado Municipal (Sé), nas comunidades Taipas e Jaguaré, e em Heliópolis.