Delegação chilena visita São Paulo e aprova política de gestão de resíduos do município

Grupo foi recebido pelo presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão Figueiredo, e o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da autarquia, Samuel Oliveira

Foto: Thais Bentim

Uma delegação chilena composta por lideranças comunitárias, parlamentar e especialista em gestão de resíduos da região de Coquimbo esteve em São Paulo nesta semana para conhecer as políticas públicas destinadas ao setor executadas pela Prefeitura. Realizada nos últimos dias 22 e 23, a programação incluiu uma série de atividades, sob a coordenação do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento (DPD), da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

O grupo contou com Ricardo Sepulveda, Violeta Susana Garcia, María de lós Angeles Gallardo, integrantes da Junta de Vecinos Nº 15 La Herradura (organização comunitária); a executiva de Competitividade e Inovação da Corporação Regional de Desenvolvimento Produtivo, Erika Hanshing; o jornalista Diego González; e o deputado federal Miguel Solís. No último dia 22, a delegação reuniu-se na parte da manhã com o presidente da Amlurb, Ricardo Brandão Figueiredo, o diretor do DPD, Samuel Oliveira, e técnicos da autarquia numa reunião no salão gourmet do Mercado Municipal em que foram apresentados aos visitantes os principais projetos realizados pela Prefeitura de São Paulo, entre eles a ampliação da coleta seletiva, a construção de duas centrais mecanizadas de triagem e o programa de compostagem (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/?p=212786).

Os chilenos visitaram ainda a Central Mecanizada de Triagem Ponte Pequena e o Pátio Piloto de Compostagem na Lapa (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/?p=208513). Nesta quarta-feira (22/3), a delegação conheceu a Amlurb e esteve no CEU Vila Formosa para o lançamento do projeto SP Cidade Gentil, campanha que utiliza as redes sociais para conscientizar a população sobre a coleta seletiva e o descarte correto (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/index.php?p=214338).

A tarde foi dedicada à visita ao ecoponto Nova York, na Subprefeitura Aricanduva, e à Cooperativa Vitória do Belém, ligada à ONG Reciclázaro, responsável por bem-sucedido projeto que também inclui uma padaria, fábrica de tijolos e diversos cursos como inclusão digital, alfabetização de adultos e jardinagem.

Referência

O deputado Miguel Solís destacou a importância da troca de experiências com os brasileiros e elogiou o trabalho promovido pela Secretaria de Serviços e a Amlurb. “Aqui já existe uma política de coleta seletiva e a implementação dela permitiu dar dignidade aos catadores e à construção das centrais mecanizadas de triagem que processam grandes quantidades de resíduos.São projetos que podemos reproduzir em nosso país.”

Ainda segundo Solís, o Chile ainda está atrasado no setor de gestão de resíduos e São Paulo pode servir como referência. “As experiências que temos são individuais, particulares, apenas de pessoas que querem fazer algo pelo planeta.”

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Amlurb, Samuel Oliveira, frisou o saldo positivo do encontro com os chilenos. “Vamos continuar mantendo contato, mandando informações para subsidiá-los em projetos e dando o suporte que necessitarem, ainda que a distância.”

Fonte: Amlurb