Livro e exposição fotográfica retratam transformação de comunidades que participam do Varre Vila

Mostra gratuita permanece em cartaz até 22 de maio na Galeria Olido, no Centro

Foto: Daniel Kfouri/Divulgação

A mudança positiva em comunidades da Zona Leste provocada pelo projeto de educação ambiental Varre Vila é o tema do livro de fotografias e da exposição ‘Se Essa Vila Fosse Minha’, gratuita e em cartaz na Galeria Olido, no Centro, até 22 de maio. Ambas as produções contaram com a coordenação de Daniele Ottobre e fotos de Paulo Vitale, Marlene Bergamo e Anna La Stella.

Os trabalhos registraram a beleza, a espontaneidade e a simplicidade do cotidiano dos moradores das vilas Nossa Senhora Aparecida e União de Vila Nova, em São Miguel Paulista, e Jardim Robru e Parque Santa Rita, em Itaim Paulista. Coordenado pelo líder comunitário Ionilton Aragão, o projeto é promovido pela Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), e a empresa Soma. A estrutura é baseada em em quatro pilares: coleta seletiva, consumo consciente, limpeza pública e comunidade verde.

Uma equipe de seis varredores, selecionados entre os moradores da própria comunidade foi contratada pela empresa e a varrição passou a ser realizada diariamente. A rotatória conhecida como “bola”, principal ponto de entrada da vila, que sempre estava entulhada de detritos, atualmente abriga um grande mosaico e tornou-se símbolo do projeto.

“Essas pessoas não têm mais vergonha do lugar onde estão morando, elas têm orgulho. Sempre acreditamos que pessoas organizadas podiam mudar a realidade e agora têm a oportunidade de se ver da maneira como estão se vendo”, afirmou Aragão durante o lançamento do livro e da mostra, no ultimo dia 21.

Lançamento

O evento contou ainda com as presenças dos dirigentes da Soma; de representantes das demais empresas que cuidam da coleta domiciliar (Loga e EcoUrbis) e da limpeza urbana (Inova); da vice-prefeita, Nádia Campeão; do secretário de Serviços, Simão Pedro; e do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão Figueiredo.

“O livro e a exposição retratam um povo bonito na sua simplicidade. Manter a cidade limpa significa qualidade de vida e preservação da autoestima das pessoas que vivem nessas comunidades”, destacou o secretário.

O diretor da Soma, André Meira, frisou que a empresa está muito satisfeita com os resultados alcançados. “Não tivemos dúvida de que apoiar essa iniciativa era a coisa certa a ser feita. A educação ambiental ajuda a mudar as pessoas e a sociedade para melhor.”

Nossa Vila Limpa

No Jardim Elisa Maria, na Brasilândia, a Secretaria de Serviços e a Amlurb, em parceria com a empresa Inova, promovem o Nossa Vila Limpa, também coordenado por Aragão e desenvolvido nos mesmos moldes do Varre Vila. Mais informações em:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/?p=213794

Serviço:

Exposição “Se Essa Vila Fosse Minha”

Aberta gratuitamente ao public até 22/5, sempre de terça a domingo, das 13 às 20 horas.

Galeria Olido – 1.º pavimento – Avenida São João, 473 – Centro – São Paulo (SP) – Fones: (11) 3331-8399 ou (11) 3397-0171.

Fonte: Amlurb