SP Cidade Gentil utiliza redes sociais para conscientizar sobre coleta seletiva e descarte correto

Lançamento da campanha ocorreu nesta quarta-feira (23/3), no CEU Vila Formosa, com apresentação de caminhões customizados. O secretário de Serviços, Simão Pedro, conduziu talk show com coletores, representantes das empresas e líder comunitária

Foto: Fábio Arantes/Secom

Promover a conscientização da população a respeito da coleta seletiva e do descarte correto no município, utilizando como ferramentas as redes sociais. Esse é o objetivo fundamental da campanha SP Cidade Gentil, lançada oficialmente nesta quarta-feira (23/3), no CEU Vila Formosa. A iniciativa é das empresas concessionárias Loga e EcoUrbis, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

A campanha inclui a produção de mini-documentários e web-série e tem como slogan “Um gesto, menos lixo”. O lançamento ocorreu num formato diferenciado, em sintonia com a proposta inovadora do projeto. Durante o evento, foram apresentados vídeos explicativos e o secretário de Serviços, Simão Pedro, conduziu um bate-papo no formato de talk show, que reuniu representantes dos principais segmentos envolvidos no debate sobre a construção de uma cidade mais limpa e sustentável.

“A coleta seletiva é uma de nossas prioridades e, para que ela seja universalizada e eficiente, dependemos, sem exceção, de todos os agentes da sociedade”, destacou o secretário.
A conversa envolveu os presidentes das empresas, Marcelo Gomes (Loga) e Nelson Domingues (EcoUrbis); o motorista da coleta seletiva Marcelo Rodrigues dos Santos (Loga), que participa das gravações; a coletora Maria José dos Santos (EcoUrbis); o presidente da cooperativa de catadores de materiais recicláveis, Vitória do Belém, José Marco Pereira; e a dona de casa, Maria Ivone da Silva, moradora do Morro Doce, em Perus, que, junto com a comunidade, recuperou 19 pontos de descarte irregular de resíduos.

O talk show contou ainda com o artista urbano Alexandre Orion, responsável pela customização dos dois caminhões que serão utilizados como estúdios-móveis para a gravação de web-série em que personalidades e especialistas serão entrevistados sobre a relação deles com os temas abordados pela SP Cidade Gentil (mais informações em http://spcidadegentil.com.br/).

“Esse caminhão causa impacto por onde passa, chama a atenção. É muito emocionante. São Paulo pode reciclar muito mais. Temos de ‘martelar’ essa campanha”, afirmou o motorista da coleta seletiva, Marcelo Rodrigues.

O evento também foi acompanhado por diversas autoridades municipais, entre elas o presidente da Amlurb, Ricardo Brandão Figueiredo, o subprefeito de Aricanduva, Bruno Romanato, e o secretário de Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.

Avanços

Desde 2013, o Programa de Coleta Seletiva foi ampliado para dez novos distritos, abrangendo 85 dos 96 distritos da cidade. Atualmente, 46 distritos contam com o serviço universalizado (em todas as ruas de um distrito), frente a apenas 14 distritos nas gestões anteriores.

Até o fim de 2016, com o apoio das cooperativas, a Prefeitura levará a coleta a todos os distritos do município (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/?p=210073).
Entre 2012 e 2015, o volume de resíduos coletados aumentou cerca de 115%, passando de 40.274 toneladas para 86 mil.

Conheça as plataformas da SP Cidade Gentil

Facebook: www.facebook.com/spcidadegentil
Instagram: Instagram.com/spcidadegentil
YouTube: https://m.youtube.com/channel/UCf9ptmbtVatAckbWEkC-jyA
Twitter: Twitter.com/spcidadegentil
Medium: https://medium.com/@spcidadegentil

Fonte: Amlurb