Prefeitura e sindicato do setor de limpeza urbana unem-se para o combate ao Aedes Aegypti

Nesta quinta-feira (7/1), cerca de 100 profissionais receberam treinamento para atuar como multiplicadores em trabalho de conscientização

A batalha contra o mosquito aedes aegypti — vetor de doenças como a dengue, febre zika e chikungunya — ganhou importante reforço no município. Nesta quinta-feira (7/1), a Secretaria de Saúde e a de Serviços, em parceria com o Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo), iniciaram o treinamento de cerca de 100 profissionais, entre trabalhadores filiados à entidade e funcionários da Prefeitura, que irão atuar em ações de conscientização da comunidade.

A atividade ocorreu na sede do sindicato, durante evento que contou com a participação da secretária-geral do Siemaco, Márcia Adão, do secretário de Serviços, Simão Pedro, do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim, da coordenadora de Vigilância em Saúde, Wilma Tiemi Miyake Morimoto, que representou o secretário de Saúde, Alexandre Padilha, além de dirigentes das quatro empresas de limpeza urbana e coleta domiciliar contratadas pela Prefeitura (Soma, Inova, Loga e EcoUrbis).

Em cerca de uma hora, os participantes assistiram à palestra do coordenador das Ações de Controle do Aedes Aegypti, Alessandro Aparecido Giangola, e receberam o panfleto com orientações a respeito dos tipos de criadouro e soluções adequadas para a eliminação desses pontos de proliferação do mosquito. “O combate a essas doenças não deve ser uma preocupação apenas da Secretaria de Saúde, mas de todos os cidadãos. Esse é um tema em que a gente pode, sim, colaborar. Quero parabenizar o Sindicato e todos os trabalhadores que estão aqui. É um gesto muito nobre e cidadão. Contem conosco”, afirmou o secretário de Serviços, Simão Pedro.

Engajamento

A pedido da Secretaria de Serviços, as quatro empresas irão colaborar com uma série de ações de divulgação. A partir da próxima semana, caminhões da Soma, Inova, Loga e Ecourbis exibirão a marca da campanha e funcionários distribuirão materiais de divulgação durante o trabalho. “É motivo de grande satisfação vermos que nossos agentes estarão empenhados nessa difícil tarefa”, destacou o presidente da EcoUrbis, Nelson Domingues, que falou em nome das empresas.

Para a secretária-geral do Siemaco, Márcia Adão, os agentes podem colaborar muito nesse processo de conscientização. “A ideia é dar a maior visibilidade possível.” De acordo com o sindicato, São Paulo conta com, aproximadamente, 15 mil profissionais da limpeza, entre varredores, coletores, bueristas e auxiliares de serviços diversos.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Wilma Tiemi, enfatizou que o secretário Alexandre Padilha tem procurado sempre envolver todas as secretarias municipais e reunir esforços de amplos setores da sociedade para o combate ao mosquito. As ações necessárias de prevenção também foram antecipadas.
“Desde o mês de outubro do ano passado, estamos com uma sala de situação de dengue no gabinete da secretaria, com o apoio das coordenadorias regionais de saúde. Temos 26 vigilâncias de saúde na cidade que também apoiam. Realizamos a capacitação de toda a rede de assistência da secretaria e dos serviços privados, o pessoal das unidades básicas e hospitais”, frisa a coordenadora.

Mais informações em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/

Fonte: Amlurb