Prefeitura inaugura ecopontos no Itaim Paulista e Cidade Tiradentes

Atualmente, São Paulo conta com 90 unidades desse tipo, que contribuem para o combate ao descarte irregular no município

As comunidades do Itaim Paulista e da Cidade Tiradentes ganharam reforços importantes para o combate ao descarte irregular, com a inauguração nesta quarta-feira (9/12) de dois ecopontos: Flamingo e Inácio Monteiro. As unidades foram inauguradas em eventos que contaram com as participações do secretário de Serviços, Simão Pedro, do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim, dos respectivos subprefeitos e de lideranças comunitárias.

Ecopontos são locais onde o munícipe pode descartar, gratuitamente, pequenos volumes de resíduos (até um metro cúbico por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros). Entre os tipos de materiais que podem ser descartados estão resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h.

Orçado em R$ 237.993,76 e construído em área de 1.092 metros quadrados, o Flamingo é o quarto da Subprefeitura do Itaim Paulista. As demais unidades em funcionamento são: Moreira, Mãe Preta e Pesqueiro.

“Quero agradecer ao secretário pela confiança depositada em nosso trabalho. Para nós, essa inauguração é motivo de muita alegria e satisfação”, afirmou o subprefeito de Itaim Paulista, Miguel Angelo Gianetti.

Conquista

Construído em área de 2.330 metros quadrados e orçado em R$ 236,348,69, o Ecoponto Inácio Monteiro já está em funcionamento há cerca de um mês e é o terceiro da Subprefeitura Cidade Tiradentes, que conta ainda com o Nascer do Sol e o Setor G.

“Isso é uma conquista nossa. Vamos ajudar a manter o nosso bairro limpo”, afirmou o diretor-presidente da União de Moradores do Conjunto Inácio Monteiro, Adilson Costa.

O secretário Simão Pedro reiterou o pedido para que os moradores contribuam na divulgação dos ecopontos. “Precisamos continuar conscientizando a população. Estes equipamentos são da comunidade.”

Atualmente, o município conta com 90 ecopontos em funcionamento. A relação completa pode ser conferida aqui: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626