Prefeitura e catadores de recicláveis debatem avanços do sistema de coleta seletiva em 2016

Entre os projetos destaca-se a universalização do serviço em 43 distritos, medida que possibilitará o atendimento de cerca de cinco milhões de munícipes

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

O prefeito Fernando Haddad reuniu-se nesta segunda-feira (30/11), no salão de imprensa da Prefeitura, com representantes de diversas cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis que atuam na cidade, para debater os avanços programados para a coleta seletiva em 2016. Na pauta do encontro, que teve a participação do secretário de Serviços, Simão Pedro, do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim, e técnicos da autarquia, o destaque foi o projeto que prevê, a partir de janeiro, a universalização do serviço (realização em todas as ruas) em 13 subprefeituras, numa área que abrange 43 distritos, que estão sendo parcialmente contemplados ou ainda não contam com a coleta.
O resultado, que possibilitará o atendimento de cerca de cinco milhões de munícipes, será possível por meio de parceria com as cooperativas e associações que trabalharão nessas localidades. A proposta foi formulada pela Amlurb, que visa à inclusão e ao fortalecimento dessas entidades.
Atualmente, a coleta seletiva chega a 85 dos 96 distritos paulistanos. Desse total, são 46 universalizados, 39 parciais e apenas 11 não contemplados. Entre os parciais, 11 já são atendidos pelas cooperativas que, após a implantação do projeto, irão incorporar na programação de trabalho áreas sem o serviço e parte daquelas onde as concessionárias Loga e EcoUrbis atuam, totalizando os 43 distritos.
“A universalização com as cooperativas é uma decisão importante. A adesão da sociedade à coleta vai aumentar quando souber do papel que as cooperativas terão nesse processo”, afirmou o prefeito.

Diálogo

O secretário de Serviços ressaltou a importância do diálogo constante entre o poder público e os catadores. “Queremos fazer com que os catadores sintam-se fortalecidos, empoderados, sempre foi essa a orientação do prefeito, para avançarmos mais ainda e conseguirmos consolidar no ano que vem os projetos que começamos há três anos”, frisou Simão Pedro. No último dia 30, acompanhado pelo presidente da Amlurb.
Simão participou da abertura da 6ª Expocatadores, evento promovido pela categoria no Anhembi, que conta com o apoio da Prefeitura e termina nesta quarta-feira (2/12).