Delegação de Moçambique inicia semana de atividades com Amlurb e Secretaria de Serviços

Programação tem como objetivo troca de experiências com técnicos de Maputo e inclui palestras na autarquia sobre gestão de resíduos e visitas a equipamentos públicos

Na manhã desta segunda-feira (28/9), uma delegação composta por técnicos da Prefeitura de Maputo, capital do Moçambique, iniciou na sede da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) uma série de atividades dedicadas à troca de experiências com a autarquia e a Secretaria de Serviços no setor de gestão de resíduos. A programação continua até o próximo dia 4 e inclui palestras sobre temas como coleta seletiva e combate ao descarte irregular, visitas à Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus e ao Centro de Tratamento de Resíduos Caieiras (CTR), entre outros compromissos.

Na abertura da programação, no auditório da Amlurb, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Tadeu Pais, apresentou aos convidados informações gerais do município e o papel desempenhado pela Amlurb na adoção de políticas públicas de acordo com o que estabelece o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), decretado pelo prefeito Fernando Haddad em abril de 2014.

O evento teve ainda a participação de integrantes da Jica (Agência de Cooperação Japonesa), que oferece suporte técnico a empreendimentos de gestão de resíduos em Moçambique e, desde outubro de 2014, também mantém equipe na Amlurb para o desenvolvimento de projeto-piloto de logística reversa de eletroeletrônicos em São Paulo. A Jica foi a intermediadora desse encontro entre brasileiros e moçambicanos.

O vereador de Salubridade e Cemitérios (cargo equivalente a secretário em Moçambique) Florentino Ferreira coordenou a delegação e apresentou dados referentes a Maputo, cidade com 1,1 milhão de habitantes e que produz cerca de 800 toneladas de resíduos por dia. Entre os principais desafios enfrentados pelos moçambicanos está a construção de um aterro sanitário e o fim do lixão de Hulene, localizado nas proximidades de um aeroporto, a sete quilômetros do centro da capital.

Ferreira destacou que os moçambicanos têm bastante interesse em conhecer as políticas públicas adotadas por São Paulo na “área dos aterros, na organização dos catadores de materiais recicláveis e na sustentabilidade financeira”.

Visita ao secretário

Na sequência ao evento na sede da autarquia, a delegação dirigiu-se à Secretaria de Serviços, onde recebeu as boas-vindas do secretário Simão Pedro e do presidente da Amlurb, José Antonio Bacchim. “Apesar de já termos dado em São Paulo vários passos importantes na gestão de resíduos, enfrentamos desafios semelhantes e a troca de experiências pode ser bastante proveitosa. É um país-irmão, com o qual temos diversas afinidades”, destacou o secretário.