Presidente da Amlurb realiza visita técnica em Paraisópolis

Central de Triagem de Resíduos Secos e o Ecoponto Paraisópolis já estão em funcionamento. Inauguração oficial está prevista para o mês de agosto

Na última sexta-feira (17/7), o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim, acompanhado pelos dirigentes da autarquia, realizou uma visita técnica em preparação para inauguração da Central de Triagem de Resíduos Secos e do Ecoponto Paraisópolis, ambos localizados na rua Irapara, 150, Vila Andrade, em frente a EMEI Roberto Burle Marx.

Os equipamentos, construídos em uma área de 2.591 m², fazem parte do projeto de obras de urbanização da Comunidade Paraisópolis desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação. A inauguração oficial está prevista para o mês de agosto.

A Central de Triagem iniciou as atividades na segunda quinzena de maio. Cerca de 40 integrantes da Coopermyre, cooperativa conveniada com a prefeitura, trabalham na recepção e seleção do material reciclável, além da atuação na área administrativa. Todos os cooperados são moradores da comunidade e integrantes da Associação de Catadores Reciclando Esperança de Paraisópolis (ACREP).

Atualmente, a central está processando cerca de 10 toneladas/dia de resíduos secos, sendo sete toneladas oriundas da coleta seletiva realizada pela EcoUrbis na região Sul da capital. Outras três toneladas são da coleta feita pela cooperativa em pontos fixos da região, tais como escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Já o Ecoponto Paraisópolis está em funcionamento desde o dia 25/05. No local, os moradores podem descartar gratuitamente – até 1 m³ (metro cúbico) por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros – resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmica e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; além de recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

São Paulo conta com 83 ecopontos em operação. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A lista completa está disponível no portal:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

Texto e foto: Elaine Casimiro