Amlurb utiliza música para impulsionar divulgação da Coleta Seletiva

Jingle está sendo veiculado durante serviço nas subprefeituras Santana/Tucuruvi e Capela do Socorro, onde começou o projeto-piloto. Carros de som também divulgam ecopontos e Operação Cata-Bagulho


Foto: Elaine Casimiro

Os caminhões da coleta seletiva que atuam nas subprefeituras Santana/Tucuruvi e Capela do Socorro estão chamando a atenção com o jingle produzido especialmente para o projeto iniciado no último dia 15, que pretende conscientizar os munícipes sobre a importância desse trabalho e os dias em que é realizado. Pioneira na cidade, a iniciativa é da Secretaria de Serviços, Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e empresas concessionárias Loga e EcoUrbis.

Interpretada em ritmo de reggae, a letra da canção é curta e direta, reforçada por um texto também conciso que avisa ao munícipe que o caminhão está passando para coletar os resíduos naquele momento (confira abaixo). Nesta primeira etapa do projeto, com duração de dois meses, os caminhões veicularão a música “Olha a Coleta Aí” em seis setores de cada subprefeitura, sempre no período diurno.

As subprefeituras foram escolhidas por já contarem com o serviço de coleta seletiva universalizado (realizado em todas as ruas), mas ainda registrarem baixa adesão da população, devido ao desconhecimento por parte dos munícipes a respeito dos dias e horários da coleta seletiva, que diferem da programação da coleta domiciliar.

A população também precisa ser orientada a respeito dos tipos de materiais recicláveis e de como descartar corretamente. Por conta disso, enquanto o caminhão circula, os coletores entregam panfletos informativos aos moradores.

Ao término da etapa-piloto e avaliação dos resultados, o projeto poderá ser ampliado para outras subprefeituras que apresentam as mesmas características (universalização e baixa adesão). A meta da Secretaria é que todas as regiões da cidade contem com essa inovação. Atualmente, 86 dos 96 distritos de São Paulo dispõem de coleta parcial ou universal.

Ecopontos e Operação Cata-Bagulho

Para combater o descarte irregular, a Amlurb também começou, no dia 22, utilizar carros de som na divulgação dos ecopontos e da Operação Cata-Bagulho. Os veículos circulam três dias antes de cada operação, com mensagens avisando os moradores. 

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos onde o munícipe pode depositar, gratuitamente, até um metro cúbico de resíduos por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros.

Os materiais permitidos são: resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

As subprefeituras escolhidas foram Guaianases e Freguesia do Ó/Brasilândia, que receberão o projeto-piloto também por dois meses.

“Olha a Coleta Aí”
Coleta, Coleta, Coleta, olha a coleta aí
Coleta, Coleta, Coleta, olha a coleta aí (seletiva) 2x
Vamos separar, vamos coletar 2x
O caminhão da Prefeitura de São Paulo está passando na sua rua. Fique atento. Prefeitura de São Paulo: fazendo o que precisa ser feito.

Ouça o jingle

Texto: Dojival Filho