Livro sobre Gestão dos Resíduos Sólidos é lançado em SP

Questões de cidadania, direitos e deveres norteiam a temática sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos na nova era para a destinação adequada do lixo gerado na cidade de São Paulo

A obra Gestão Contemporânea dos Resíduos Sólidos – Nova era para a destinação adequada do lixo gerado na cidade de São Paulo, foi lançada no último dia 23/6 em cerimônia realizada no auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

A publicação, que reúne artigos de diversos autores em torno da mesma temática, mas como múltiplos olhares, foi produzida pelo Instituto Macuco, organização sem fins lucrativos. O livro, com tiragem de 2 mil cópias, terá distribuição gratuita para as bibliotecas de escolas e universidades da capital paulista.

A edição contou com apoio da Secretaria de Serviços, da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e das duas concessionárias Loga e EcoUrbis responsáveis pela coleta e disposição final dos resíduos domiciliares, seletiva e de serviços de saúde na cidade de São Paulo.

A solenidade contou com as presenças de Simão Pedro Chiovetti, secretário de Serviços; Rogério da Silva, diretor executivo do Instituto Macuco; Raimundo Pires Silva, organizador da publicação e do Prof. Elcires Pimenta Freire, coordenador de projetos da FESPSP.

“É com muito orgulho que conseguimos trabalhar com especialistas que falam uma linguagem inteligível e não uma abordagem técnica carregada, mas com a cientificidade necessária para que essas ações possam ser implementadas. De fato é a teoria na prática. O Instituto Macuco fica muito satisfeito em participar dessa divulgação”, disse Rogério.

O organizador do livro e colaborador do Instituto Macuco, Raimundo Pires Silva explica que a obra tem o intuito de ser instrumento de debate. A ideia é mostrar que há políticas públicas que podem garantir melhor qualidade de vida para cidade e para os munícipes, desde que sejam trabalhadas de forma coletiva. Lembrando que um dos conceitos mais importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a responsabilidade compartilhada.

“A reelaboração do plano de resíduos da capital paulista é resultado de uma conferência municipal de meio ambiente e isso mostrou que é possível debater assuntos de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos junto com a sociedade. Hoje o cidadão e o poder público têm instrumentos para melhor a qualidade de vida das pessoas. E, principalmente, transformar, dar uma nova destinação para o resíduo que antes era jogado fora”, destacou Raimundo.

O secretário Simão Pedro ressaltou a importância da publicação que registra as experiências de renomados especialistas sobre a temática de resíduos sólidos entre eles, Isabella Mônica Teixeira, ministra do Meio Ambiente; José Goldemberg, físico e ex-reitor da USP; Silvano Silvério da Costa, que assumiu a presidência da Amlurb no período de 2013 a fevereiro deste ano e a entrevista com gestor ambiental Wilson Santos Pereira que relata a trajetória da cooperativa Vira Lata e os avanços na gestão dos resíduos secos, gerando qualidade de vida e renda para os catadores.

“É um tema moderno, atual e, também, da grande preocupação em preservar melhor o meio ambiente. A gestão de resíduos está relacionada aos ganhos sociais ambientais e da destinação correta dos resíduos, possibilitando geração de renda para o trabalhador da cooperativa”, afirmou o secretário.

Simão citou a encíclica do Papa Francisco: “Ou a sociedade muda o comportamento de como está produzindo e consumindo, ou teremos colapso”. E acrescentou: “É importante refletir sobre isso e pensar em políticas públicas porque isso é a realidade. Atualmente São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos diariamente. Desse total, 12,5 mil toneladas são coletadas pelas duas concessionárias e um pouco pelas cooperativas. Portanto é necessário fazer um tratamento adequado para esses resíduos e esse é o grande desafio para cidade de São Paulo e que está relatado neste livro”, finalizou.

A publicação conta com o resumo do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) da cidade de São Paulo que traça diretrizes para o setor nos próximos 20 anos, permitindo o desenvolvimento de ações que possibilitem o aumento da reciclagem e a redução dos resíduos atualmente dispostos em aterros sanitários.

Texto e Foto: Elaine Casimiro